Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa quer acabar com programadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2003


Um novo programa, chamado OPCAT, permite que pessoas não versadas em informática possam se comunicar com os computadores, enviando comandos a eles, tanto através de linguagem falada ou escrita, quanto graficamente através de diagramas. Quando o usuário escolhe a opção verbal, o OPCAT traduz as palavras em diagramas. De maneira inversa, se o usuário escolhe diagramas, o programa traduz os desenhos em linguagem falada natural. Isto permite a usuários médios efetuar alterações em qualquer programa, seja ele de fechamento de uma compra, de controle de tráfego aéreo ou mesmo de desenvolvimento de uma peça de um automóvel. Mais do que isso, o novo programa elimina a espera de dias ou meses para que desenvolvedores de software façam os programas necessários para efetuar as mudanças desejadas.

Chamando o OPCAT de "o próximo salto quântico em programação de computadores", seu desenvolvedor, o israelense Dov Dori, acredita que já é hora de eliminar a necessidade de programadores. "Programadores traduzem o projeto de um sistema em código real, mas o OPCAT gera código automaticamente a partir do modelo, diminuindo a dependência de programadores, além de uma enorme economia de tempo e dinheiro," disse Dori.

A capacidade do programa em entender e traduzir tanto a linguagem falada quanto dados gráficos atende às necessidades tanto daqueles que preferem a comunicação verbal quanto daqueles mais tecnicamente orientados que preferem trabalhar com diagramas. "Além disso, o sistema pode ir e voltar entre gráficos e textos, não sendo necessário prender-se a um modo. Você pode começar com gráficos, ir para textos, editá-los e as mudanças se refletirão imediatamente no diagrama," completou o professor.

Mark Richer, engenheiro da fabricante de turbinas para aviões Pratt & Whitney, dá seu testemunho: "Eu usei a primeira geração da ferramenta OPCAT para criar uma análise formal de conceitos complexos específicos da indústria aeroespacial. Isso resultou na geração de centenas de diagramas de processos e milhares de instruções orientadas a objetos. Fazer isto com as técnicas tradicionais de análise teria sido inconcebível."

Outras grandes companhias, como IBM e Ford, já se candidataram para avaliar o novo programa.

O professor Dori vê o OPCAT eventualmente alterando a forma como todos os usuários interagem com computadores. Mas sua aplicação primária será a indústria. A universalidade do programa permite que ele seja aplicado a qualquer sistema, seja social, tecnológico ou físico. Ele pode ser utilizado para analisar a constituição de uma estrela, o leiaute de uma linha de produção ou para fazer alterações em um catálogo online, tudo sem a necessidade de um programador.

O nome OPCAT é um acrônimo para Object-Process CASE (Computer Aided Systems Engineering) Tool. O programa é baseado na metodologia OPM ("Object Process Methodology"), criada pelo professor Dori, que consiste em se ver tudo no universo como sendo um objeto ou um processo que age como um objeto. "A OPM é poderosa porque ela é genérica. Ela representa a forma como nós olhamos para as coisas e como essas coisas relacionam-se umas com as outras no universo," disse Dori. O OPCAT é a ferramenta que torna a OPM operacional.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos