Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Software para automação residencial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2003

Software para automação residencial

A empresa CEBotics está distribuindo gratuitamente seu software HouseBot, destinado a automatizar uma residência ou mesmo uma empresa. O programa é uma solução completa de software, oferecendo controle de dispositivos sem fio e status de um grande número de equipamentos de medição e controle. A empresa disponibiliza também uma SDK (ferramenta de desenvolvimento) possibilitando que o usuário crie plug-ins para seus próprios dispositivos.

A empresa distribui apenas o software. Ou seja, o HouseBot não é destinado a iniciantes. Além de conseguir configurar uma máquina Windows como servidora de aplicações do projeto de automação, o usuário deverá se encarregar de pesquisar, adquirir e configurar os diversos dispositivos a serem instalados.

A possibilidade de desenvolvimento de drivers para dispositivos específicos é um dos pontos fortes do programa. Isto abre a perspectiva de que o HouseBot faça muito mais do que acender e apagar luzes em horas marcadas, executar tarefas programadas ou ligar e desligar relés de acionamento. Qualquer equipamento específico do usuário pode ter seu próprio driver e ser monitorado pelo programa.

No site, além do próprio HouseBot, há vários drivers já desenvolvidos por usuários, bem como um fórum de discussão para troca de idéias e experiências.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Software Livre
  • Software e Programação

Mais tópicos