Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Música ajuda a encontrar bugs em programas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/06/2003


Pesquisadores ingleses criaram uma nova forma de interação entre programas de computador e programadores, gerando música que representa o código sendo gerado. Isto pode ajudar os programadores a encontrar mais facilmente falhas nos seus sistemas.

Programar computadores é uma das mais apaixonantes profissões da era da Tecnologia da Informação. Pelo menos é o que diz a grande maioria dos programadores. Os usuários, por sua vez, estão mais interessados em que os programas executem bem as tarefas a que se propõem, sem apresentar erros ou travamentos. Esse tipo de problema ocorre quando existem os chamados "bugs" no programa. Um "bug" normalmente resulta de um erro do programador ou do analista do sistema, que não previu determinada ocorrência ou combinação de dados. O resultado é quase sempre desastroso: o programa pára de funcionar, às vezes travando o computador ou mesmo causando perda dos dados nos quais o usuário estava trabalhando.

Já existem inúmeras ferramentas de auxílio ao programador em busca de erros nos programas. A maioria dessas ferramentas utiliza alguma forma de visualização do código, mostrando relacionamentos entre as diversas partes do programa e, principalmente, becos sem saída, trechos do código que não levam a lugar nenhuma, gerando erros.

Mas os professores Paul Vickers, da Universidade de Northumbria (Inglaterra), e James Alty da Universidade Loughborough (Inglaterra) acreditam que, ao invés da visão, a audição pode ser mais efetiva na interação código-programador. Para isto, eles criaram uma nova forma de interação entre o computador e o programador, baseada nos sons. O resultado foi um sistema que compõe música a partir do código gerado com a linguagem Pascal.

A "sonorificação" ou auricularização de um programa consiste no mapeamento de suas informações na forma de sons. Chamado de Caitlin, o sistema cria uma representação sonora do programa que permite ao programador reconhecer padrões e comportamentos que não são aparentes com as técnicas visuais tradicionais. Um ambiente integrado de audição permite que o programador ouça tanto a compilação quanto o funcionamento de seu programa. Se o programa desafinar, no sentido de produzir notas fora de seu padrão, é sinal de que ali há um erro em potencial.

Os pesquisadores associaram notas musicais aos diferentes comandos da linguagem Pascal, a mais utilizada no ensino da programação de computadores em todo o mundo. Assim, IF, ELSE, THEN, CASE, FOR, enfim, cada construto recebeu sua própria nota. Quando o programa inteiro é auricularizado, ele resulta em um "harmonia" própria. Mas se, por exemplo, um FOR não encontra sua condição de fim de execução e fica rodando indefinidamente, a harmonia é quebrada e o programador sabe exatamente onde procurar o erro.

Os testes até agora feitos pelos dois professores, avaliando estudantes em início de aprendizado de programação de computadores, mostrou que a utilização da nova ferramenta fez com que os programadores encontrassem mais erros do que no enfoque tradicional, de visualização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Segurança da Informação

Mais tópicos