Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tela feita de neblina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2003

Tela feita de neblina

O progresso tecnológico tem trazido telas para utilização por computadores, televisores e apresentações multimídia cada vez maiores e mais nítidas. Ainda muito caras, mas com clara tendência de queda nos preços. Mas uma nova tecnologia promete dar impulso a essa queda nos preços. Esqueça cristal líquido, plasma ou TV digital de alta definição. Talvez esse seja o elemento que torne essa nova tecnologia realmente revolucionária. A nova tela, totalmente plana, permitindo projeções de alta qualidade é feita de nada mais do que... neblina artificial. Ou algo parecido com uma neblina de verdade, com a vantagem que não molha.

A neblina artificial é virtualmente invisível, fazendo com que as imagens pareçam flutuar no ar. O efeito é quase mágico.

Os componentes básicos da nova tela são um fluxo de ar laminar, não turbulento, e uma fina camada de neblina, que pode ser formada por qualquer tipo de partícula. A neblina é injetada no interior do fluxo laminar de ar, permanecendo presa dentro desse fluxo de ar, livre de qualquer turbulência. Quando a tela é formada, as imagens podem ser projetadas tanto na frente como atrás. A tela pode ser desde translúcida até totalmente opaca. Os pesquisadores que a criaram estão registrando sua patente e batizaram a nova tela de WAVE: "Walk-thru Virtual Environment".

A notícia preliminar da invenção foi feita em Dezembro de 2.001. Em Outubro de 2.002 um protótipo rudimentar causou sensação em uma feira na Finlândia. Em Janeiro de 2.003 começou a funcionar o primeiro protótipo realmente factível e passível de ser lançado comercialmente. Agora, a empresa anunciou o início da produção de uma série limitada, já amplamente testada e de maior qualidade.

Tela feita de neblina

[Imagem: ]

Embora ainda possa ser catalogada como tecnologia emergente, o fabricante iniciará a instalação de exemplares dessa série limitada em várias partes do mundo. A demonstração visa, além de testar a tecnologia em diversos ambientes e climas, avaliar o interesse e as possibilidades de comercialização.

A tela de neblina permite uma infinidade de novas aplicações, todas em ambiente fechado. Anúncios em shoppings ou mesmo amostras em museus, showrooms empresariais, feiras de comércio, parques temáticos e eventos em geral estão no foco negocial da nova tela.

A gama de possibilidades aumenta à medida em que se verifica que a nova tela permite a construção de ambientes virtuais, nos quais o usuário pode entrar "no meio da imagem", ou passar através dela. Ela é silenciosa, não se quebra e opera sem a necessidade de supervisão técnica. Isso permite, por exemplo, a construção de Cavernas Digitais onde as paredes são feitas de neblina, facilmente adaptáveis em tamanho, dependendo da necessidade da apresentação ou experiência que estiver sendo conduzida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Interfaces

Mais tópicos