Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Pentágono abandona Projeto LifeLog

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/03/2004


O Departamento de Defesa norte-americano anunciou ter abandonado sua pretensão de construir um sistema capaz de armazenar todos os dados da vida de uma pessoa. Os objetivos do projeto situavam-se entre assustadores e ridículos: ele deveria arquivar todas as experiências de uma pessoa, incluindo suas conversas, o que ela ouvira, todas os seus atos, relacionamentos etc.

O Projeto foi duramente criticado desde seu lançamento, em Junho de 2.003. O LifeLog representaria o abandono total das liberdades individuais e julgou-se que suas primeiras vítimas seriam funcionários do governo. Além, é claro, de presumidos "inimigos do estado" e suspeitos de qualquer natureza. Vários grupos defensores dos direitos humanos manifestaram-se frontalmente contra o programa.

Outro Projeto, o FutureMap ("Futures Markets Applied to Prediction"), destinado a prever acontecimentos futuros na economia, também teria sido abandonado.

O anúncio do pretenso cancelamento desses projetos, considerados politicamente incorretos, aplaca as manifestações públicas e reduz a exposição dos militares às críticas dos grupos defensores dos direitos humanos e civis. Mas é bom lembrar que o próprio Departamento de Defesa anunciou que faria declarações "não totalmente verídicas", desde que elas visassem a proteção dos direitos do país.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Transmissão de Dados
  • Computadores
  • Robôs

Mais tópicos