Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Equipamento autentica usuário pelas veias dos dedos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2005

Equipamento autentica usuário pelas veias dos dedos

A empresa japonesa HitachiSoft anunciou o lançamento de um novo equipamento para controle de acesso a computadores PC que reconhece seu usuário por meio das veias dos dedos.

Batizada de Johmon, a nova tecnologia de autenticação verifica a identidade do usuário detectando o padrão das veias de seu dedo, uma formação que é única para cada indivíduo.

Ao contrário das impressões digitais, o padrão interno das veias é impossível de ser duplicado. O aparelho utiliza uma tecnologia de varredura por radiação na faixa do infravermelho-próximo, uma freqüência que não causa danos ao organismo.

Em Abril deste ano passou a vigorar no Japão uma lei chamada Lei de Proteção às Informações Pessoais. A lei causou um verdadeiro alvoroço no país, com todas as empresas tendo que se adequar às novas regras, que se funda sobre os três pilares da segurança da informação - confidencialidade, entendimento e disponibilidade.

O novo equipamento funciona em conjunto com um cartão portátil sem fio. Ao chegar ao microcomputador, o usuário coloca seu dedo sobre o aparelho, que autoriza seu acesso. Quando o usuário se afasta, o sistema deixa de detectar o cartão portátil, travando imediatamente a estação. Esse sistema duplo de autenticação evita os esquecimentos de "estações logadas" em aberto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos