Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Quebrados códigos secretos do GPS europeu

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2006

Quebrados códigos secretos do GPS europeu

Cientistas da Universidade de Cornell, Estados Unidos, anunciaram ter conseguido quebrar os códigos de segurança do Projeto Galileo, o sistema de satélites de navegação global europeu que será uma alternativa ao famoso GPS.

Utilizando uma pequena antena, os pesquisadores conseguiram desvendar o algoritmo do gerador de números pseudo-aleatórios dos satélites. Desta forma, eles conseguiram acesso às informações do sistema, que poderão ser livremente utilizadas por qualquer um que tenha um aparelho de GPS.

Discórdia

Planejado para ter 30 satélites, o Projeto Galileo, por enquanto, só conta com um protótipo, o GIOVE-A. Os demais deverão ser lançados até 2010.

Nos Estados Unidos, o GPS é custeado por fundos públicos; por isso seu sinal é livre e gratuito. Mas o projeto europeu é bancado por fundos privados - empresas que vão querer reaver seus investimentos, cobrando taxas pelo uso dos sinais.

Mas como o Galileo e o GPS compartilham freqüências de transmissão, os Estados Unidos e a Comunidade Européia assinaram um acordo pelo qual alguns dos códigos do sistema europeu deverão ser de código aberto. Mas parece que os europeus estão tendo dificuldades em cumprir sua parte do acordo.

O professor Psiaki disse que tentou obter o código de Martin Unwin, um dos responsáveis pelo projeto Galileo e detentor dos códigos. "Em uma forma muito polida, ele disse, 'Desculpe-me, até logo,'" conta Psiaki.

Desafio

Psiaki então imaginou que seria possível simplesmente "haquear" o código do satélite GIOVE-A. E assim ele fez. Utilizando uma antena experimental e um bocado de processamento digital, em uma semana ele e seus estudantes desenvolveram um algoritmo básico para extrair os códigos.

Mais duas semanas e eles já detinham os primeiros sinais do satélite. Logo depois eles derivaram suas primeiras estimativas do código. E, com o auxílio de Oliver Montenbruck, um cientista alemão, em poucos dias eles publicaram em seu site (ver link abaixo, no quadro Para navegar) a forma de se obter os códigos.

Psiaki acusa os europeus de estarem tentando ganhar direito com código livre. A Universidade onde ele trabalha deu seu aval à quebra dos códigos, afirmando que o consórcio Galileo não têm razão em argüir propriedade intelectual sobre dados do mundo físico. Com a palavra, os advogados do projeto europeu.

Velha ideologia hacker

Desde que a palavra "hacker" foi transformada pela grande imprensa em sinônimo de bandido (no lugar de "cracker"), a ideologia que busca a total liberdade de informação no mundo virtual não nos brindava com exemplos bem sucedidos de democracia do conhecimento. Afinal, quem vai querer divulgar seus feitos, arriscando-se a ser confundido com ladrões de senhas bancárias?

Mas, como a velha ideologia hacker - toda a informação para todos, - os cientistas nos brindaram não com uma quebra de segurança, invasão ou qualquer coisa do gênero, mas, antes de tudo, com uma quebra de intransigência.

Bibliografia:

Artigo: Reception and Analysis of Signals from GIOVE-A
Autores: Mark L. Psiaki, Todd E. Humphreys, Shan Mohiuddin, Steven P. Powell, Alessandro P. Cerruti, Paul M. Kintner, Jr.
Revista: GPS World
Data: Jun 1, 2006
Link: http://www.gpsworld.com/gpsworld/article/articleDetail.jsp?id=330805
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Satélites Artificiais
  • Software e Programação
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos