Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Kit esportivo Nike+iPod traz riscos à privacidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2006

Kit esportivo Nike+iPod traz riscos à privacidade

Se você está pensando em ganhar de Natal a dupla Nike+iPod, é melhor estar alerta para algumas precauções: cientistas da Universidade de Washington, Estados Unidos, alertaram que o equipamento pode ser um sério atentado à privacidade e até mesmo à segurança dos seus usuários.

O equipamento é voltado para corredores e atletas e consiste em duas partes: um sensor, localizado no interior do tênis, monitora todos os movimentos do usuário, funcionando como um pedômetro. A outra peça se encaixa no iPod e recebe os dados do sensor, permitindo que eles sejam descarregados no computador. Após a seção de exercícios, o programa fornecido pela Nike processa os dados e informa distância percorrida, velocidade e até calorias queimadas.

O problema é que o sensor localizado no tênis tem um alcance de mais de 20 metros. Os pesquisadores construíram aparelhos simples - segundo eles, que qualquer hobista de eletrônica consegue fazer em poucas horas - e conseguiram monitorar todos os colegas da faculdade que já haviam aderido à última moda "high-tech" da temporada.

"É fácil para qualquer um utilizar a dupla Nike + iPod como um equipamento de rastreamento," diz Scott Saponas, um dos autores do artigo que relata a descoberta. "Este é um exemplo de como novas bugigangas eletrônicas podem ameaçar nossa privacidade."

O mais simples dos aparelhos construído pelos pesquisadores conecta um receptor dos sinais do sensor do tênis à porta serial de um notebook, mostrando todos os dispositivos presentes em uma determinada área.

O sistema mais sofisticado utiliza um computador de mão com acesso sem fio à Internet para gravar os roteiros percorridos por múltiplos usuários do equipamento, enviando os dados para um servidor central e plotando as localizações de cada um dos corredores utilizando o GoogleMaps.

Os pesquisadores alertam principalmente para problemas de segurança, já que fica fácil para que ladrões ou outras pessoas interessadas na privacidade das pessoas - esposas e maridos ciumentos, quem sabe... - acompanhar todos os seus movimentos e saberem à distância quando eles saíram ou voltaram para casa.

Os pesquisadores sugerem que as pessoas que possuam o equipamento desliguem-no sempre que não estiverem fazendo exercícios.

Bibliografia:

Artigo: Devices That Tell On You: The Nike+iPod Sport Kit
Autores: T. Scott Saponas, Jonathan Lester, Carl Hartung, Tadayoshi Kohno
Revista: Posted online
Data: November 30, 2006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Internet das Coisas
  • Sensores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos