Informática

Tripé robotizado gera fotos panorâmicas com bilhões de pixels

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2007

Tripé automático gera fotos panorâmicas com bilhões de pixels

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, em colaboração com cientistas da NASA, construíram um equipamento robotizado de posicionamento que permite que qualquer câmera digital faça fotos panorâmicas, atingindo a classe de gigapixels (bilhões de pixels).

Tripé automático

O equipamento, batizado de GigaPans ("gigapixels + panoramics"), é uma espécie de tripé robotizado automático, que vai girando a câmera com precisão e fazendo fotos seqüenciais, capturando imagens que cobrem 360º ao seu redor. A seguir, um programa de computador mescla as fotos com precisão, encaixando umas nas outras com perfeição e gerando a imagem final.

Fotos panorâmicas

A foto panorâmica resultante atinge dezenas de bilhões de pixels, embora a resolução esteja limitada à resolução da própria câmera. Ainda assim, a imagem panorâmica pode ser utilizada em uma espécie de sistema de visualização com zoom, à maneira do Google Earth. Tanto que os pesquisadores já entraram em contato com a empresa e estão testando o GigaPans em conjunto com o programa de visualização da Terra por meio de imagens de satélites.

Para divulgar seu invento, os cientistas lançaram um site público, onde as pessoas podem compartilhar e explorar as imagens panorâmicas geradas com o equipamento (veja links abaixo).