Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Programa de Colaboração de Materiais está recebendo propostas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2002


Termina dia 15 de outubro o prazo para recebimento de propostas para o programa de Colaboração Intamericana de Materiais (Ciam), uma nova modalidade de auxílio para financiamento de atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Novos Materiais e Materiais Avançados. O objetivo da chamada Ciam é promover o intercâmbio de pessoal e conhecimento na área de Novos Materiais, incentivando a cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores brasileiros e de outros países participantes da iniciativa.

Além de fortalecer os laços científicos entre os grupos de pesquisa de novos materiais, o programa ainda visa estimular a articulação com empresas para o desenvolvimento de tecnologias de inovação em materiais. Serão enfatizadas as propostas de pesquisas voltadas para os novos materiais, ou seja, aqueles que representam um desafio científico ou tecnológico a ser vencido ou que representem interesse estratégico de ser produzido no Brasil.

O programa Ciam surgiu a partir dos resultados dos grupos de trabalho do Encontro Pan-americano sobre as Fronteiras da Pesquisa nas Áreas de Materiais, Tecnologia e Educação ('Frontiers in Materials Research, Technology and Education - A Workshop to Advance Pan-American Collaboration').

Para ser selecionado, o projeto de pesquisa deve prever a cooperação entre grupos ou instituições de pesquisa de no mínimo dois países participantes do CIAM; definir claramente as contrapartes a serem cumpridas nos outros países; ser aprovado tanto pelo CNPq quanto pelas agências estrangeiras participantes; e destacar claramente os resultados que possam ter valor comercial ou levem ao desenvolvimento de novos materiais, produtos ou processos, sempre com respeito às regras de direito da propriedade intelectual e industrial dos países integrantes.

O programa é aberto à participação de pesquisadores seniores ou juniores (recém-doutores), alunos de doutorado e pós-doutorado e possibilita a realização de estágios de curta duração em laboratórios dos vários países que participam dos projetos de pesquisa conjunta com até 36 meses de duração.

As propostas apresentadas serão analisadas entre dezembro/2002 e fevereiro/2003, e o julgamento da seleção está marcado para abril do próximo ano. A contratação dos projetos está prevista para o início de maio.

www.cnpq.br/servicos/editais/ct/ciam2002.htm



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos