Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Nova super-cola pode ser desativada com luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/08/2004


Cientistas conseguiram produzir uma nova cola extremamente forte que pode ser ativada e desativada por meio de luz. Ela poderá ser utilizada para segurar peças na posição para serem usinadas, perfuradas, ou para qualquer outro processo industrial. Ao final do trabalho, as peças podem ser soltas com um simples pulso de laser.

"Esta nova tecnologia oferece uma alternativa aos grampos mecânicos, o meio mais utilizado na indústria," explica Edward De Meter, o criador do conceito da nova cola. Os grampos mecânicos automáticos são geralmente caros e muitas vezes danificam as peças que estão sendo usinadas.

Com a nova cola, a peça a ser trabalhado é fixada em uma base de aço que se conforma à sua parte inferior. Em pontos estratégicos sobre a superfície são feitos buracos, tapados com pequenas peças de safira comercial, um material cerâmico relativamente barato.

Estas peças agem como lentes ou janelas através das quais um feixe de luz ultravioleta ou infravermelha pode atingir a cola e fazer com que ela prenda a peça à base de aço. Para soltá-la utiliza-se o mesmo processo, mas com um pulso de laser. O laser faz com que a cola se solte em menos de um segundo, sem nem sequer aquecer a peça.

A capacidade de sustentação da nova super-cola é de mais de 2.500 quilos por polegada quadrada. Os cientistas utilizaram um produto disponível comercialmente, utilizado na indústria ótica, para fabricar seu protótipo.

A pesquisa foi feita na Universidade Penn State, Estados Unidos, e o invento está sendo licenciado para a empresa Masterworkholding Inc.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Fotônica

Mais tópicos