Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Exames de sangue poderão ser feitos no próprio consultório

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/08/2005

Exames de sangue poderão ser feitos no próprio consultório

Os pacientes logo poderão receber os testes de seus exames de sangue antes mesmo que termine a consulta com o médico que os solicitou, graças a uma nova forma de misturar uma única gota de sangue.

Utilizando o som como agente ativo, os cientistas do instituto de pesquisas CSIRO, da Austrália, descobriram e patentearam a nova técnica. As vibrações sônicas aceleram as interações biológicas, um componente crítico dos exames clínicos, permitindo que os testes sejam feitos prontamente no consultório médico.

Os exames laboratoriais tradicionais exigem grandes volumes de sangue - tipicamente uma seringa cheia. Esta amostra é então misturada com um painel de reagentes biológicos, de forma que as proteínas imunologicamente importantes do sangue do paciente interajam com cada reagente. Esse processo é altamente dependente da mistura perfeita entre o sangue e os reagentes.

"O ato de misturar é um dos gargalos-chave que precisam ser resolvidos para que se possa construir equipamentos de análise miniaturizados," afirma um dos membros da equipe de pesquisadores, Dr. Richard Manasseh.

Na nova tecnologia, bolhas microscópicas, situadas ao redor do fluido da amostra - sangue, por exemplo - são excitadas, utilizando-se a piezoeletricidade, por meio de um cristal especial que é capaz de gerar uma freqüência rítmica a partir de uma corrente elétrica.

Isto gera um movimento circular no fluido, gerado pelo campo acústico ao redor da bolha, causando um efeito de "micro-mistura". Esse efeito reduz o tempo de mistura entre a amostra e o reagente, de horas para segundos.

Agora os cientistas planejam construir um equipamento miniaturizado, que utilize a nova técnica e que caiba na mão do médico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Biochips
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos