Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Segunda pele: tecido especial protege pacientes idosos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2006

Segunda pele  tecido especial protege pacientes idosos

Pacientes idosos, principalmente acamados ou que fazem uso de cadeiras de rodas, sofrem de um problema que, muitas vezes, pode se tornar mais doloroso do que a própria enfermidade que os imobiliza: o rompimento da pele.

Com o envelhecimento, o fluxo de sangue para a pele diminui consideravelmente. Isso deixa o tecido mais fino e ressecado, sujeito a se romper até mesmo quando um paciente está sendo auxiliado por enfermeiros a se sentar ou a tomar banho.

Agora, engenheiros do instituto de pesquisas CSIRO, Austrália, criaram um tecido especial, que eles batizaram de "segunda pele", que poderá ajudar a resolver o problema.

Composto de 95% de lã e 5% de Lycra®, o material situa-se na classe dos "tecidos inteligentes" - tecidos que alteram suas características em resposta a estímulos externos.

Os cientistas acabaram de concluir os testes iniciais, que mostraram que o tecido é confortável e não gera odores quando em contato com a pele por longos períodos. Mas ele pode ser retirado e lavado normalmente.

A "segunda pele" é capaz de esticar até 100 por cento sem praticamente nenhuma pressão externa, adaptando-se perfeitamente aos movimentos das juntas - joelhos, cotovelos e pulsos, - normalmente mais expostas a acidentes.

Agora a "segunda pele" vai entrar na fase de testes clínicos, quando será testada em 400 participantes idosos, antes de chegar ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecidos
  • Saúde e Reabilitação
  • Polímeros

Mais tópicos