Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Material iridescente poderá obtido a partir do cultivo de algas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/11/2007

Material iridescente poderá obtido a partir do cultivo de algas

Os cientistas estão sempre procurando inspiração na natureza, tirando proveito de soluções que consumiram milhões de anos de evolução. É o chamado biomimetismo, que busca o desenvolvimento de produtos artificiais ou sintéticos que imitem os produtos naturais. Contudo, o processo pode ser ainda mais simples se for possível simplesmente duplicar os organismos e "colher" o material de interesse.

Material iridescente

É justamente isso que estão fazendo os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles descobriram como reproduzir em laboratório a alga diatomácea, que apresenta um fenômeno óptico chamado iridescência. Presente também nas asas das borboletas e até em bolhas de sabão, esse fenômeno poderá ser explorado comercialmente em tintas, cosméticos e até em hologramas para a identificação de produtos.

A iridescência da diatomácea, que é um organismo unicelular, vem de sua concha de sílica, que apresenta cores vívidas que se alteram dependendo do ângulo no qual ela é vista. O efeito é causado por uma rede complexa de minúsculos furos na concha, que interferem com as ondas de luz e causam a variação de cores.

Cultivo de diatomáceas

A técnica de cultivo da diatomácea é escalável, podendo ser ampliado para operações em escala industrial. Isso permitirá que as diatomáceas sejam produzidas em massa, colhidas e processadas, podendo ser utilizadas para criar efeitos de alteração de cores em tecidos, cosméticos e tintas. Elas poderão também ser incorporadas em plásticos, formando hologramas.

Já existem produtos assim no mercado, mas eles são feitos por meio de um processo industrial sob alta pressão, que cria minúsculos refletores. O cultivo das diatomáceas deverá ser muito mais barato, já que um único organismo desses gera até 100 milhões de descendentes em um único mês.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Tecidos
  • Metais e Ligas
  • Processos Industriais

Mais tópicos