Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Nano-cola molecular consegue unir qualquer material

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2007

Nano-cola molecular consegue unir qualquer material

Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, Estados Unidos, desenvolveram uma nova cola capaz de unir materiais que normalmente não gostam de ficar unidos. O adesivo, fruto da nanotecnologia, é construído a partir da auto- montagem de cadeias moleculares.

Nano-cola

O novo adesivo deverá impactar virtualmente todo o setor industrial, da fabricação das novas gerações de microprocessadores até a produção de energia. Uma de suas grandes vantagens é que seu poder de união das superfícies cresce à medida em que aumenta sua temperatura.

A nano-cola consiste em uma membrana que mede menos de um nanômetro de espessura - 1 nanômetro é igual a 1 bilionésimo de metro. Ela é feita a partir de um material já disponível comercialmente. O segredo para a criação da cola foi fazer um sanduíche de uma nanocamada desse material, colocando-o entre uma película de cobre e outra de sílica.

O suporte extra das duas camadas exteriores reforçou as ligações da nanocamada de uma forma que nem os cientistas esperavam, transformando-a numa super-cola. "Quando mais você a aquece, mais fortes ficam as ligações [químicas]," diz Ganapathiraman Ramanath, coordenador da pesquisa. "Quando começamos, nunca imaginamos que as moléculas se comportariam dessa maneira.

Mesmo sendo um produto da nanotecnologia a nano-cola não deverá custar muito caro, já que é feita a partir de matérias-primas disponíveis comercialmente, Os cientistas afirmam que uma bisnaga com 100 gramas poderá chegar ao mercado custando cerca de US$35,00.

Bibliografia:

Artigo: Annealing-induced interfacial toughening using a molecular nanolayer
Autores: Ganapathiraman Ramanath, Darshan Gandhi, Amit Singh, Saroj Nayak, Yu Zhou, Michael Lane, Ulrike Tisch, Moshe Eizenberg
Revista: Nature
Data: May 17 2007
Vol.: Vol. 447, 299-302
DOI: 10.1038/nature05826
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Lubrificantes
  • Microeletrônica

Mais tópicos