Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

MCT e NIST promovem mostra sobre ciência e tecnologia brasileira nos EUA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2004


O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Embaixada do Brasil em Washington, em conjunto com o National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão ligado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, promovem no próximo dia 30, em Washington, DC, a Brazil & US Technology Open House - mostra sobre ciência e tecnologia brasileira.

Com duração de um dia, o evento será realizado na sede do NIST, em Gaithersburg, próximo à capital dos EUA, e constará de pronunciamentos de autoridades brasileiras e norte-americanas sobre políticas tecnológicas dos dois países e exposição de painéis com descrição das instituição e empresas, tecnologias e produtos.

Esta é a segunda edição do evento. A primeira foi realizada em 2003, numa iniciativa da embaixada brasileira em Washington, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e Fapesp, e o apoio do MCT e NIST, no âmbito da cooperação bilateral Brasil-EUA, objeto de protocolo assinado em 2002 pelo ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil e o assessor para Ciência e Tecnologia do secretário de Estado dos EUA.

Os resultados positivos da 1ª edição da mostra levaram o MCT a repeti-la neste ano, desta vez com abrangência nacional, para permitir maior representatividade regional.

Além da oportunidade de concretização de negócios para produtos brasileiros de alta tecnologia, o evento tem por objetivo promover uma maior interação com pesquisadores e dirigentes de instituições de pesquisa, universidades e agências de fomento norte-americanas, para o estabelecimento de programas de cooperação bilateral tecnológicos.

O evento conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Sebrae está patrocinando a participação de cinco microempresas, uma de cada região do país, cujos produtos foram contemplados com o Prêmio Finep Inovação.

A Tech Open House irá reunir 18 instituições tecnológicas e de pesquisa brasileiras que, acompanhadas de mais 30 empresas parceiras, apresentarão suas principais linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com ênfase na promoção de projetos conjuntos que despertem possibilidades de negócios nas áreas de Engenharia e Manufatura, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e Ciência da Vida.

O NIST está convidando para o evento dez empresas norte-americanas de atividades similares às empresas brasileiras participantes, visando ampliar o intercâmbio focado em produtos. Bancos de investimentos (venture-capital) norte-americanos também foram convidados.

Com o objetivo de dar visibilidade à ciência e tecnologia brasileira nos EUA, o evento busca propiciar um avanço da cooperação tecnológica entre os dois países, com ganhos significativos para o Brasil; facilitar o intercâmbio entre empresas brasileiras e norte-americanas; melhorar o canal para troca de informações necessárias à concretização de negócios e otimizar os setores brasileiros que trabalham com tecnologia, reforçando a importância da geração de negócios.

A reputação internacional do NIST, bem como o seu reconhecimento tecnológico, aliado ao arrojado programa do MCT para promover a ciência e tecnologia brasileira, fazem deste evento um dos mais importantes do ano. Além disso, a iniciativa agrega uma importante experiência em business para o Brasil, visto que empresários dos Estados Unidos são nossos potenciais clientes.

Mais informações podem ser obtidas junto à Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, pelo telefone (21) 2221-9292 ou pelo endereço eletrônico teresa@redetec.org.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Sites de Pesquisa
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos

Mais tópicos