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Índice Brasil de Inovação está aberto a inscrição de empresas

Thiago Romero - Agência FAPESP - 23/10/2007


As inscrições de empresas interessadas em participar da segunda edição do Índice Brasil de Inovação (IBI), que mede o esforço e os resultados das empresas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a construção de um ranking das companhias mais inovadoras, serão abertas hoje (22/10).

Índice Brasil de Inovação

Neste ano, o Índice Brasil de Inovação traz duas importantes novidades: a criação do Manual do IBI, com definições conceituais sobre inovação tecnológica e informações a respeito da metodologia desenvolvida para análise da capacidade inovativa do setor produtivo, e a inclusão de empresas do setor de serviços e de extração mineral, que se somam à indústria de transformação, que formou o ranking na primeira edição.

Os cálculos serão realizados com base em dados divulgados em julho pela Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec 2005) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O ranking incorporou dois segmentos importantes do setor de serviços - o de informática e o de telecomunicações -, além da indústria extrativa, o que refletirá um peso econômico razoável para a elaboração do novo índice", disse André Tosi Furtado, coordenador do IBI, à Agência FAPESP.

"Resolvemos ampliar a cobertura das empresas seguindo o exemplo da Pintec 2005, que também incluiu o setor de serviços como novidade", explicou Furtado, que é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Gastos com equipamentos e patentes

Segundo ele, não haverá grandes modificações na metodologia do índice, em que as empresas são avaliadas a partir do equilíbrio entre o Indicador Agregado de Esforço (IAE) - que mede os gastos com máquinas, equipamentos, produtos e processos inovadores - e o Indicador Agregado de Resultado (IAR), que representa os impactos econômicos da inovação e as patentes depositadas. As melhores empresas são aquelas com os indicadores de esforços e de resultados mais bem equilibrados.

"Fizemos alguns testes e percebemos que essa fórmula é bastante robusta e dará conta do recado com os novos setores econômicos. Mas uma alteração importante será a inclusão de um indicador voltado aos programas de computador utilizados e fabricados pelo setor de serviços", destacou.

Softwares e direitos autorais

Gastos com software e pedidos de registros de direitos autorais de novos programas terão peso significativo na elaboração do ranking. "Teremos uma fórmula distinta para avaliação das empresas de informática e de telecomunicações", disse Furtado, que coordena o IBI junto com Ruy Quadros, também professor da Unicamp.

O Índice Brasil de Inovação é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Instituto de Geociências, ambos da Unicamp, em parceria com a revista Inovação Uniemp e com a FAPESP.

Motivação para inovar

O Manual do IBI foi criado por Carlos Vogt, editor chefe da revista Inovação Uniemp e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A proposta é permitir um maior entendimento dos motivos que levam uma empresa a aplicar a metodologia e a importância de galgar novas posições no ranking das empresas mais inovadoras do país.

"Como o IBI é elaborado com indicadores complexos, colocados em equações com variáveis e pesos distintos, o manual permitirá que essas fórmulas possam ser aplicadas e entendidas universalmente, de modo que as empresas nacionais tenham o índice como referência e o apliquem individualmente em seus modelos de negócio", explicou Vogt.

"A idéia do manual está ligada ao desenvolvimento do IBI, à sua abrangência, ao seu aprimoramento e à possibilidade de que ele se constitua num guia eficiente", disse Vogt. As 20 páginas do manual estarão disponíveis para download gratuito no site do IBI a partir de 22/10.

Ranking da inovação

As empresas que ocuparam as primeiras colocações na primeira edição do ranking, em quatro grupos de intensidades tecnológicas, foram: Delphi (alta tecnologia), Silvestre Labs (média-alta intensidade tecnológica), Brasilata (média-baixa intensidade tecnológica) e Santista Têxtil (baixa tecnologia).

Para os cálculos, na ocasião, foram utilizadas informações da Pintec 2003, além de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2003, também do IBGE. No total, participaram 60 empresas.

Técnicas ao alcance das empresas

"A melhor maneira de conseguir mais adesões é a divulgação do IBI junto aos empresários e em diferentes veículos de comunicação. A principal barreira a ser vencida é revelar que a metodologia do índice está consolidada e não é mais algo distante das empresas", apontou Furtado.

Mesmo não tendo sido classificada no ranking das mais inovadoras, toda empresa participante do IBI recebe uma carta informativa com uma comparação dos seus indicadores com seu próprio setor e com as empresas mais bem colocadas.

Podem participar da segunda edição do índice empresas nacionais ou estrangeiras que desenvolvam atividades de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e que tenham participado da Pintec 2005. O questionário da pesquisa preenchido deve ser solicitado ao IBGE e enviado à equipe do IBI. As inscrições terminam no dia 15 de fevereiro de 2008.

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