Plantão

Recursos para inovação tecnológica nas empresas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), fizeram um acordo para a implementação do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) em São Paulo.

O programa federal, que havia sido implantado em nove Estados até então, foi adaptado ao contexto paulista, que conta desde 1997 com a bem sucedida presença do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

O resultado é o Programa PAPPE-PIPE III, cujo edital está sendo lançado pela fundação paulista. Por meio da iniciativa, os recursos provenientes da FINEP serão usados para apoiar pequenas empresas, que estejam dentro do PIPE, aptas para desenvolverem produtos oriundos de esforços de inovação tecnológica.

Pode se candidatar ao processo seletivo, que se encerra no dia 16 de novembro, qualquer empresa cujo relatório final já tenha sido encaminhado ou que já tenha obtido aprovação pela assessoria da FAPESP do relatório de conclusão do primeiro ano da Fase II do PIPE. As empresas poderão se candidatar ao financiamento parcial dos custos da Fase III, em que é feito o desenvolvimento da inovação tecnológica decorrente da execução do projeto financiado pela FAPESP.

As candidaturas que conseguirem mostrar viabilidade técnica para produção em escala de seus produtos, atendimento às expectativas do mercado em termos de qualidade e capacidade para produção em prazo e custos competitivos em relação à concorrência terão mais chances de aprovação. O valor máximo do orçamento para cada projeto apresentado deve ser de R$ 500 mil.

Essa é a segunda parceria que a FAPESP faz envolvendo o PIPE. A primeira, que recebeu o nome de PIPE Empreendedor, oferece ferramentas para a promoção de um rápido desenvolvimento empresarial dos participantes do programa por meio de um curso de capacitação em gestão. A iniciativa foi possível graças a parcerias feitas com o Instituto Empreender Endeavor e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).





Outras notícias sobre:

Mais Temas