Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robótica auxilia medicina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2004

Robótica auxilia medicina

Aconteceu na semana passada, em Pittsburgh (Estados Unidos), o evento MERIT - Medical Robotics and Information Technologies, uma exposição totalmente voltada para a utilização da robótica na área médica.

Embora várias novidades estejam sendo constantemente divulgadas, esta é a primeira vez que todos os avanços na área foram reunidos em um mesmo evento. Embora nem todas as opções disponíveis estivessem presentes, o resultado impressionou.

Um robô-enfermeiro, óculos que permitem que o cirurgião veja os ossos do paciente e uma pequena ferramenta cirúrgica que se movimenta pelo coração, são alguns dos equipamentos à disposição dos médicos.

Os óculos de raios-X, que já foram estrela em filmes de ficção científica, tornaram-se realidade: minúsculas telas de cristal líquido, colocadas junto ao olho do cirurgião, projetam uma imagem tridimensional dos ossos do paciente geradas por computador.

Já o robô-lagarta pode ser inserido em uma pequena incisão feita no corpo do paciente. Equipado com uma câmera, ele envia as imagens para um monitor por meio de finíssimos cabos de fibra-ótica.

Grande parte dos equipamentos ainda não está sendo comercializada. Um dos objetivos do evento foi justamente o de reunir pesquisadores e empresas. Os organizadores esperam que o contato possa resultar em investimentos que desenvolvam os produtos até sua comercialização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos