Robótica

Câmera-robô pode ser controlada pelo telefone celular

Câmera-robô pode ser controlada pelo telefone celular

Tirar fotos com o seu telefone celular agora não se restringe mais às cenas que você estiver observando diretamente. A Sony Ericsson acaba de apresentar o seu ROB-1, um robô-câmera que pode ser controlado por meio de um telefone equipado com o protocolo de comunicação Bluetooth.

O pequeno robô pode se mover livremente, enquanto você acompanha o que ele estiver "vendo" diretamente na tela do celular. O controle do movimento é feito por meio do joystick ou do teclado. A empresa oferece ainda um modelo de celular que aceita o controle pela tela, que é do tipo "touch screen".

O pequeno robô pode ser controlado até uma distância de 50 metros, mostrando as cenas que ele vai encontrando ao vivo no telefone celular, por meio da transmissão de um "streaming" de vídeo. Ao encontrar uma cena que lhe interessa, você poderá capturá-la diretamente para o celular, como uma foto normal, ou transferí-la para o PC, via porta USB.

O ROB-1 tem 11 centímetros de diâmetro e é capaz de movimentar sua câmera em até 70o para cima e 20o para baixo. Um conjunto de LEDs de alto brilho, localizados na sua parte frontal, permite que ele ilumine os lugares que você estiver tentando bisbilhotar e tire fotos em ambientes escuros.

O equipamento promete virar a onda do momento, quando chegar definitivamente ao mercado, no terceiro trimestre deste ano.





Outras notícias sobre:

Mais Temas