Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô humanóide anda de bicicleta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2005

Robô humanóide anda de bicicleta

A empresa japonesa Murata Manufacturing, tradicional fabricante de componentes semicondutores, apresentou o seu robô, batizado de Murata Boy, capaz de andar de bicicleta e até mesmo de ficar sobre a bicicleta parada, sem cair.

O robô foi construído para demonstrar componentes fabricados pela empresa, voltados à área de robótica. O robô-ciclista possui quatro tipos de sensores: dois sensores giroscópicos, utilizados para detectar a velocidade angular e a inclinação; um sensor ultrasônico, para detectar obstáculos; e um sensor de choque, utilizado para detectar a rugosidade das superfícies por onde o robô estiver andando.

Recebendo comandos por meio de uma conexão de rede sem fio, o robô pode andar a uma velocidade de pouco mais de dois quilômetros por hora. Na foto, ele pode ser visto pedalando sobre uma barra de madeira com dois centímetros de espessura. Mas seu equilíbrio é tão perfeito que ele consegue ficar sobre a bicicleta parada, sem cair.

A empresa afirmou que não pretende comercializar o Murata Boy, que servirá apenas como plataforma de demonstração de seus componentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Robôs Espaciais
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos