Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-bola se equilibra sobre uma bola, ao invés de rodas ou pernas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2006

Robô-bola se equilibra sobre uma bola

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos, criaram um novo robô que se equilibra sobre uma bola, ao invés das tradicionais rodas ou pernas. Batizado de "Ballbot" (robô-bola), o novo robô é alto, praticamente com a estatura de uma pessoa, e foi projetado justamente para funcionar em ambientes com muita gente, como escritórios e lojas.

O Ballbot é autônomo, funciona a bateria e é omnidirecional - ele é capaz de se virar instantaneamente em qualquer direção. Ele se movimenta sobre uma esfera metálica recoberta com o polímero uretano - como uma esfera daquelas utilizadas nos mouses mais antigos, só que bem maior. Na verdade, seu mecanismo de equilíbrio funciona exatamente como um mouse ao contrário - ao invés da esfera movimentar os roletes, são os roletes - dotados de motores elétricos - que movimentam a esfera.

Para facilitar a movimentação do robô em ambientes estreitos e pequenos, como os encontrados em escritórios, os engenheiros preferiram fazer com que ele crescesse para cima. Uma solução interessante, já que a maioria dos robôs- assistentes é bem "gordinha" e não cabe em qualquer espaço.

Ralph Hollis, o criador do Ballbot, é o maior defensor do conceito de robôs- assistentes dinamicamente estáveis - em contraposição aos robôs estáticos, que se firmam sobre três ou mais rodas. A necessidade de uma plataforma ampla o suficiente para acomodar as rodas e dar estabilidade ao robô acaba por tirar muito de sua mobilidade.

"Nós queremos criar um robô que possa manobrar facilmente e que seja alto o suficiente para olhar você em seus olhos," (sic) diz Hollis.

O robô-bola tem um computador que processa continuamente as informações de vários sensores de posição, acionando rotores que movimentam a bola em passos mínimos, mantendo o robô sempre em equilíbio. É praticamente impossível perceber qualquer balanço quando o robô está parado ou mesmo se movimentando.

Para os períodos nos quais o robô-bola vai ficar parado por um longo tempo, ele possui três pequenas pernas retráteis. Acionando-as, ele pode desligar o seu sistema de equilíbio dinâmico, poupando suas baterias.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos