Mecânica

Reinventaram a roda

Pelo menos para motocicletas. Steve Dixon, um fã de motocicletas de Buckinghamshire (Inglaterra), desenvolveu um novo tipo de roda traseira para sua motocicleta de corrida que aumentou a tração em mais de 40%.

A roda traseira dispensa o uso de pneu. A borda da roda é coberta por uma série de placas articuladas recobertas com borracha. As placas se inclinam quando a moto se movimenta e faz curvas, de forma que toda a superfície da placa mantém contato com o solo, aumentando significativamente a tração.

O resultado, disse Dixon, é uma moto que faz curvas mais rápido. O aumento da tração também permite que mais potência do motor seja transmitida para a pista. No caso da moto de Dixon, esse transferência de potência aumentou em cerca de 15%, colocando-o na liga de corredores profissionais. Tendo desenvolvido uma análise computadorizada de sua roda, simulando as forças atuando em cada elemento, ele acredita que poderá incrementar a transferência de potência de motos profissionais de cerca de 150 para 190 Hps.

Ela parece estranha, mas se produzida em massa utilizando-se compósitos de carbono, a roda poderá ter meio quilo a menos do que uma roda normal. O protótipo foi construído de alumínio e magnésio, fazendo-o um pouco mais pesado.

Dixon testou sua roda a até 130 quilômetros por hora e fez curvas a até 100 quilômetros por hora. A roda se comportou bem e é mais silenciosa do que parece.





Outras notícias sobre:

Mais Temas