Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Confira a agenda de ciência e tecnologia de 24 a 30 de maio

Com informações do MCTI - 25/05/2014


Radares

O Workshop sobre Aspectos Técnicos e Científicos dos Radares Mesosféricos, Estratosféricos e Termosféricos (MST14/iMST1) reúne especialistas de diversos países no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). O evento acontece de 25 a 31 de maio.

Estes radares são usados para diversas aplicações, desde o monitoramento meteorológico até a observação do espaço em torno da Terra.  Esta é a 14ª edição do workshop, que pela primeira vez é realizado no Brasil.

Mais informações na página do evento

Línguas Indígenas

Pesquisadores, estudantes e demais interessados nos estudos de línguas indígenas terão a oportunidade de acompanhar uma semana inteira de debates e conferências sobre o tema no Colóquio Internacional Amazônicas 5, evento bianual que acontecerá em Belém, de segunda (26) a sexta-feira (30).

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) são os realizadores do encontro, que acontece alternadamente entre países amazônicos e destacará nesta edição o tema "A estrutura das línguas amazônicas: fonologia e sintaxe".

O principal objetivo é promover o intercâmbio e a cooperação entre pesquisadores da área com base nos mais recentes resultados de estudos realizados em diversas instituições científicas. Além dos simpósios sobre fonologia (estudo do sistema de sons da língua) e sintaxe (disposição das palavras na frase), haverá apresentação de trabalhos sobre uma família linguística específica, que em 2014 será o tupi.

Saiba mais

Nanoarte

"Nanoarte: A estética do infinitamente pequeno" é o tema da exposição que será aberta, na terça-feira (27), no Espaço Chatô da sede do Correio Braziliense, em Brasília. A proposta da mostra é apresentar uma nova forma de arte originada de imagens das nanopartículas que, com o uso de microscópios eletrônicos, adquirem formas que podem lembrar flores, rios, colmeias, planetas, minerais, animais, etc.

A exposição é uma viagem pelo universo da intencionalidade de natureza e da sensibilidade dos cientistas-artistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia.

A mostra, com entrada franca, pode ser vista até o dia 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O Correio Braziliense fica na quadra 2 do Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3214-1350 ou pelo site www.facbrasil.org.br.

Obmep

Na terça-feira (27), serão aplicadas as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). No total, 18 milhões de alunos de 46 mil escolas, localizadas em 5,5 mil municípios de todo o país, estão inscritos para essa décima edição.

Com 20 questões objetivas, as provas da primeira fase serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, com base em gabaritos fornecidos pela coordenação da Olimpíada. Classificam-se para a segunda fase os cerca de 5% de cada escola com melhor pontuação na prova desta terça.

A Obmep é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

Saiba mais

Emprego

Está aberto até terça-feira (27) o processo de seleção para o novo diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) em Belo Horizonte. A seleção será feita por meio de um comitê de busca, com base em uma lista tríplice de nomes.

Os interessados devem ter experiência técnico-científica e competência profissional reconhecida na área nuclear ou correlata, experiência administrativa, título de doutor, comprometimento com as iniciativas de expansão das atividades nucleares no país e visão de futuro para o CDTN, dentre outras características.

A inscrição deve ser feita por carta acompanhada de curriculum vitae, de um projeto de gestão e da visão de futuro para o centro. Informações podem ser obtidas no edital do processo de seleção

SBPC

Terminam na sexta-feira (30) as inscrições para a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Vale do Paraíba (SP), que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho nas dependências do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O encontro tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e irá contar com cinco conferências e nove mesas-redondas sobre o tema "Tecnologias para um Brasil Competitivo".

Haverá debates sobre a relação entre universidade e empresa, biotecnologia para a saúde, novos materiais e manufatura para a saúde e indústria, a consolidação de universidades de classe mundial no Brasil, os sistemas e desafios da indústria espacial, e o impacto do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) na indústria aeronáutica.

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários, representantes de órgãos públicos e demais interessados.

Confira a programação completa

Parque Científico e Tecnológico

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec-UnB) está com licitação aberta para as primeiras salas do complexo. São quatro áreas de 50 metros quadrados, localizadas no prédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da universidade (CDT/UnB).

O processo de seleção terá duas etapas, sendo a primeira de pré-qualificação, durante a qual serão avaliadas as propostas de acordo com as exigências do edital. Na segunda fase, as empresas que apresentarem a melhor oferta obterão a concessão do espaço. O contrato é de até 60 meses e pode ser prorrogado.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital completo e as informações necessárias para inscrição no site do CDT. O prazo para entrega dos envelopes encerra na sexta-feira (30), às 12h.

Educação científica

Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove ações educativas, científicas e culturais para crianças e jovens do estado na Mostra Horácio Schneider de Ciência e Cultura 2014. O evento, que já aconteceu em Bragança, segue agora ao município de Irituia, nos dias 28 e 29, no Pará.

O arte-educador Alcemir Aires é o responsável pelas atividades do MPEG durante a Mostra de 2014. Ele comanda o tradicional "Programa Natureza" como o "Macaco Ximbica". Em formato de programa de auditório, a atração terá encenação teatral, exibição de vídeos comentados, realização de gincana, Hora do Conto Amazônico, dinamização de jogos e kits educativos e distribuição de brindes. Além disso, será apresentada a exposição "Nós e o Ambiente", fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube do Pesquisador Mirim.

O evento antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). São realizados minicursos, oficinas, palestras, seminários e exposições interativas baseados na cultura de cada município.

Leia mais

Museologia

Nos dias 29 e 30 de maio, será realizado o IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Museologia e Patrimônio, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS (Unirio/Mast) para marcar o encerramento do primeiro semestre letivo de 2014. O evento acontecerá no Auditório da Casa da Hora, localizado no Campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

O encontro traz como tema central, neste ano, "Coleções, fluxos, conexões: museus e patrimônio em tempos de conectividade híbrida". Nos dois dias, haverá, pela manhã, mesa-redonda sobre "Novas Tecnologias e gestão do Patrimônio: procedimentos técnicos e inovação", e à tarde, a apresentação dos resultados de pesquisa dos alunos das turmas de mestrado e doutorado de 2013 do PPG-PMUS. Ao final de cada dia do evento acadêmico, serão lançados livros que abordam temas de interesse do PPG-PMUS.

Mais detalhes na programação completa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Software Livre
  • Tecnologia Automotiva
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos