Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Confira a agenda de ciência e tecnologia de 7 a 13 de junho

Com informações do MCTI - 07/06/2014


Olimpíada do Conhecimento

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) recebe até segunda-feira as inscrições para quem deseja ser voluntário durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, a maior competição de educação profissional das Américas. O evento será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, entre 3 e 6 de setembro. Os voluntários, por sua vez, vão trabalhar entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, morar na região metropolitana da capital mineira e ter disponibilidade de horário para o trabalho. Os voluntários terão direito a transporte, alimentação, uniforme e certificado de participação.

Essa é a primeira vez que o Sistema Indústria convoca voluntários para a competição, que está em sua oitava edição. A experiência vai funcionar como um teste para a versão internacional do torneio, a WorldSkills, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em 2015, na cidade de São Paulo.

Astronomia

Neste fim de semana, o ciclo de palestras do Mast apresenta o tema "E aí? O homem pisou ou não na Lua?". O astrofísico Alberto Alves apresenta, neste sábado (7), às 16h, os argumentos contra e a favor, cabendo ao espectador tirar suas conclusões.

Às 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu. Estarão visíveis os planetas Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno, e a Lua passará bem próxima ao planeta Marte, formando o que se chama de conjunção astronômica. Já no domingo (8), haverá sessões do planetário digital e visita orientada pelo campus do museu.  Todas as atividades são gratuitas.

Nanoarte

“Nanoarte: a estética do infinitamente pequeno” é o tema da exposição que pode ser vista até sexta-feira (13), no Espaço Chatô da sede do Correio Braziliense, em Brasília. A proposta da mostra é apresentar uma nova forma de arte originada de imagens das nanopartículas que, com o uso de microscópios eletrônicos, adquirem formas que podem lembrar flores, rios, colmeias, planetas, minerais, animais etc.

A exposição é uma viagem pelo universo da intencionalidade de natureza e da sensibilidade dos cientistas-artistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia.

A mostra, com entrada franca, pode ser vista até o dia 13, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O Correio Braziliense fica na quadra 2 do Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3214-1350 ou pelo site http://www.facbrasil.org.br/.

Mulheres na ciência

Foi prorrogado para o dia 15 de junho o prazo para inscrições de projetos científicos para a 9ª edição brasileira do programa L’Oréal-Unesco-ABC For Women in Science (Para Mulheres na Ciência), uma parceria da L’Oréal com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no Brasil.

A premiação visa reconhecer e promover as brasileiras na ciência e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade dos seus projetos por meio de um auxílio financeiro. Ao todo, sete pesquisas serão premiadas com bolsa-auxílio no valor equivalente, em reais, a US$ 20 mil para cada.

As inscrições podem ser feitas no site da ABC.

Turismo científico

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza de segunda-feira (9) até o dia 30 o projeto Turismo Científico, no Bosque da Ciência, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol 2014. O projeto é destinado a turistas que visitam Manaus e demais interessados. 

O roteiro inclui visita ao viveiro das ariranhas, ao aquário do peixe-boi-da-amazônia; à Casa da Ciência; à Ilha da Tanimbuca (uma área composta de um pequeno riacho onde se encontram peixes, quelônios e vegetação nativa, como a árvore Tanimbuca com mais de 600 anos); caminhada por trilha suspensa; e exposição indígena no Paiol da Cultura.

Além disso, o visitante conhecerá o Lago Amazônico e o lago dos quelônios da Amazônia; o viveiro dos jacarés, onde podem ser observadas três espécies desses répteis; e o tanque do peixe elétrico poraquê. Leia mais.

Museus

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) apresenta na terça-feira (10), no Rio de Janeiro, a palestra “Pesquisa científica em museus de ciência e tecnologia: estratégias de ação e cooperação” com o engenheiro químico Antonio Carlos Augusto da Costa.

O doutor em microbiologia atua como pesquisador no Laboratório de Conservação e Restauração de Papel da Coordenação de Documentação e Arquivo do Mast.

O evento tem entrada gratuita. A transmissão será feita ao vivo pelo site http://www.mast.br.

Pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com processo seletivo de ingresso aberto para a turma de 2014.

São 20 vagas, das quais cinco para candidatos de outros países que compõem a Bacia Amazônica. Os interessados em cursar o programa, em nível de mestrado profissional, devem se inscrever até o dia 15.

Saiba mais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Micro e Nano Robôs
  • Universo e Cosmologia
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos