Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Ondas de rádio misteriosas são detectadas no centro da Via Láctea

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/10/2021

Alguma coisa está gerando ondas de rádio misteriosas no centro da galáxia
O objeto emissor das ondas de rádio é único por ficar "invisível", tornar-se brilhante, enfraquecer e então repetir tudo isso de forma aleatória.
[Imagem: Universidade de Sidney]

Sinal de rádio misterioso

Astrônomos descobriram sinais incomuns vindos da direção do centro da Via Láctea.

As ondas de rádio não se enquadram em nenhum padrão atualmente conhecido de fonte de rádio variável e podem sugerir uma nova classe de objeto estelar.

"A propriedade mais estranha desse novo sinal é que ele tem uma polarização muito alta. Isso significa que sua luz oscila em apenas uma direção, mas essa direção gira com o tempo," disse Ziteng Wang, da Universidade de Sydney, na Austrália.

"O brilho do objeto também varia dramaticamente, por um fator de 100, e o sinal liga e desliga aparentemente ao acaso. Nunca vimos nada parecido," acrescentou.

Muitos tipos de estrelas emitem luz variável em todo o espectro eletromagnético, mas o novo objeto, batizado de ASKAP J173608.2-321635, não combina com nada conhecido. O objeto foi inicialmente descoberto por Wang usando o radiotelescópio ASKAP, na Austrália, e observações posteriores foram feitas com o telescópio MeerKAT, na África do Sul.

"A princípio, pensamos que poderia ser um pulsar - um tipo muito denso de estrela morta que gira muito rapidamente - ou então um tipo de estrela que emite enormes erupções solares. Mas os sinais desta nova fonte não correspondem ao que esperamos desses tipos de objetos celestes," disse Wang.

Só rádio

Contando com o auxílio de outras equipes de vários países, os astrônomos australianos partiram então para tentar ver o objeto, em luz visível e diversos outros comprimentos de onda.

Eles não encontraram nada - o ASKAP J173608.2-321635 parece só gostar de produzir ondas de rádio.

"A informação que temos tem alguns paralelos com outra classe emergente de objetos misteriosos, conhecidos como Transientes de Rádio do Centro Galáctico, incluindo um apelidado de 'arrotador cósmico'.

"Embora nosso novo objeto, o ASKAP J173608.2-321635, compartilhe algumas propriedades com os TRCGs, também há diferenças. E, de qualquer maneira, não entendemos realmente essas fontes, então isso aumenta o mistério," disse Professor David Kaplan.

Bibliografia:

Artigo: Discovery of ASKAP J173608.2-321635 as a Highly-Polarized Transient Point Source with the Australian SKA Pathfinder
Autores: Ziteng Wang, David L. Kaplan, Tara Murphy, Emil Lenc, Shi Dai, Ewan Barr, Dougal Dobie, B. M. Gaensler, George Heald, James K. Leung, Andrew O'Brien, Sergio Pintaldi1, Joshua Pritchard, Nanda Rea, Gregory R. Sivakoff, B. W. Stappers, Adam Stewart, E. Tremou, Yuanming Wang, Patrick A. Woudt, Andrew Zic
Revista: The Astrophysical Journal
Vol.: 920, Number 1
DOI: 10.3847/1538-4357/ac2360
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Radiação Eletromagnética
  • Antenas
  • Telescópios

Mais tópicos