Plantão

Até asteroide passando perto da Terra está usando máscara facial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/04/2020

Asteroide de máscara facial
A astrônoma Anne Virkki flagrou o asteroide 1998 OR2 em um ângulo que faz parecer que ele usa uma máscara facial.
[Imagem: Arecibo Observatory]

Asteroide de máscara

O Observatório Arecibo, em Porto Rico, está seguindo um asteroide que se aproxima da Terra nesta semana e, embora ele não represente nenhuma ameaça imediata, parece que ele sabe que nosso planeta está enfrentando uma pandemia.

"As características topográficas de pequena escala, como colinas e cordilheiras em um extremo do asteroide 1998 OR2, são fascinantes cientificamente. Mas, como todos estamos pensamos na COVID-19, essas saliências fazem parecer que o OR2 1998 lembrou-se de usar uma máscara," disse a astrônoma Anne Virkki, coordenada da equipe de vigilância espacial.

Este asteroide pertence a uma classe especial de asteroides próximos à Terra (APT) chamados Objetos Potencialmente Perigosos (OPPs).

Os OPPs têm mais de 140 metros de diâmetro e passam a uma distância menor do que 8 milhões de quilômetros da órbita da Terra. Nenhum OPP conhecido até hoje representa um perigo imediato para a Terra, mas observações como essas são usadas para determinar suas trajetórias futuras.

"As medições de radar nos permitem saber com mais precisão onde o asteroide estará no futuro, incluindo suas próximas aproximações futuras da Terra. Em 2079, o asteroide 1998 OR2 passará a Terra cerca de 3,5 vezes mais perto do que este ano, por isso é importante conhecer sua órbita com precisão," disse a astrônoma Flaviane Venditti.

Asteroide de máscara facial
Há uma semelhança também com a parte frontal de um avião.
[Imagem: Arecibo Observatory]

1998 OR2

Os dados do Observatório de Arecibo confirmaram que o 1998 OR2 tem aproximadamente 2 quilômetros de largura e gira uma vez a cada 4,1 horas, conforme sugerido pelas observações feitas com telescópios ópticos.

Caso seja descoberto um asteroide que represente uma ameaça de impacto para a Terra, conhecer essas características seria importante para planejar um curso de ação.