Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astrônomos encontram Vulcano, o planeta de Spock

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2018

Vulcano: Astrônomos encontram o planeta de Spock
Impressão artística do exoplaneta que tem o mesmo endereço galáctico do planeta Vulcano de Spock, de Jornada nas Estrelas.
[Imagem: University of Florida/Don Davis]

Vulcano

O lar do personagem mais icônico da icônica saga Jornada nas Estrelas pode ter sido encontrado.

Uma equipe liderada por astrônomos da Universidade da Flórida, nos EUA, encontrou um planeta em torno da estrela 40 Eridani (HD 26965).

Décadas antes que o primeiro exoplaneta fosse encontrado, Gene Roddenberry, criador da saga Jornada nas Estrelas, apontou a 40 Eridani como a estrela em torno da qual orbitava Vulcano, o planeta natal de Spock.

O planeta - 40 Eridani A - tem 8,5 vezes a massa da Terra, orbita a estrela a cada 42 dias e parece estar na zona habitável - onde poderia haver água em estado líquido.

Contudo, a equipe faz uma série de ressalvas quanto à interpretação dos dados porque esses dados não permitem inferir o diâmetro da estrela, o que seria necessário para estimar suas características com menor margem de erro.

De acordo com reportagem publicada pela revista Nature, o Vulcano da realidade está "um pouco perto demais da sua estrela para a vida como conhecemos prosperar" - o lema de Spock é "Viva muito e prospere" (Live longer and prosper).

A 40 Eridani, uma estrela um pouco menor e mais fria do que o Sol, faz parte de um sistema triplo. E o exoplaneta encontrado orbita justamente a estrela primária do sistema, exatamente como Vulcano na ficção.

Bibliografia:

Artigo: The first super-Earth detection from the high cadence and high radial velocity precision Dharma Planet Survey
Autores: Bo Ma, Jian Ge, Matthew Muterspaugh, Michael A. Singer, Gregory W. Henry, Jonay I. Gonzalez Hernandez, Sirinrat Sithajan, Sarik Jeram, Michael Williamson, Keivan Stassun, Benjamin Kimock, Frank Varosi, Sidney Schofield, Jian Liu, Scott Powell, Anthony Cassette, Hali Jakeman, Louis Avner, Nolan Grieves, Rory Barnes, Sankalp Gilda, Jim Grantham, Greg Stafford, David Savage, Steve Bland, Brent Ealey
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
Vol.: 480, Issue 2, 21, Pages 2411-2422
DOI: 10.1093/mnras/sty1933
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos