Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Avião submarino ganha fama ao ser comprado por bilionário

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/02/2010

Avião submarino ganha fama ao ser comprado por bilionário
A embarcação conta com uma tripla redundância do sistema de suporte de vida. A única restrição é que os passageiros continuam precisando utilizar uma máscara para respirar.
[Imagem: Hawkes Ocean Technologies]

Como conquistar a fama

A Hawkes Ocean Technologies era uma empresa quase desconhecida, que se especializou em construir pequenos submarinos com designs inovadores e alta tecnologia.

Mas ela acaba de ganhar fama, ao conseguir vender um de seus submersíveis, um modelo DeepFlight Merlin para o bilionário Richard Branson, mais conhecido pela sua empresa aeroespacial Virgin Galactic, que construiu a primeira espaçonave privada a atingir a órbita baixa da Terra.

Submarino para entretenimento

Branson vai usar o submarino como entretenimento para os hóspedes do seu hotel Necker Island, localizado nas Ilhas Virgens. Por isso ele batizou seu exemplar de Necker Nymph.

Um entretenimento que custará US$ 25 mil por semana. Os hóspedes que gostarem da diversão poderão se dirigir à Hawkes Ocean Technologies e adquirir seu próprio submarino a um preço aproximado de US$ 600 mil.

Aero submarino

O DeepFlight Merlin, que representa a terceira geração de submarinos da Hawkes Ocean, tem três cockpits. A melhor posição de pilotagem é a central, mas qualquer uma das três posições pode ser utilizada para controlar o veículo, o que é feito por meio de um joystick.

O mini-submarino pode mergulhar a uma profundidade de até 40 metros e atingir uma velocidade de 5 milhas náuticas por hora. A autonomia é de duas horas.

Ao contrário dos submarinos convencionais, o DeepFlight Merlin não usa lastros para submergir e emergir, mas dispositivos hidrodinâmicos, espécies de asas para a água - é por isto que o fabricante o chama de "aero submarino."

Segundo a empresa, o objetivo do veículo é ampliar as possibilidades do mergulho submarino, ao mesmo tempo dando a real sensação de um "voo subaquático."

Positivamente flutuante

Entre as tecnologias embarcadas neste que é o menor e mais leve submarino disponível atualmente, está um computador de voo e navegação (FAN-C - Flight and Navigation Computer), semelhante aos computadores de voo que equipam os aviões militares.

O FAN-C está programado para manter o submarino dentro de limites preestabelecidos de profundidade e controlar a velocidade com que podem ser feitas mudanças de profundidade, respeitando os mesmos limites impostos aos mergulhadores individuais.

Além disso, o Merlin DeepFlight é positivamente flutuante, o que significa que ele retorna automaticamente para a superfície em qualquer situação de emergência.

Características

A embarcação conta ainda com uma tripla redundância do sistema de suporte de vida. A única restrição é que os passageiros continuam precisando utilizar uma máscara para respirar.

O Merlin DeepFlight mede 4,57 metros de comprimento por 3 metros de largura e pesa 750 kg. Seus motores elétricos são alimentados por baterias recarregáveis de fosfato de lítio de 48 V, com capacidade de 10 kW/h. A recarga demora 10 horas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Aviões
  • Exploração Marítima
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos