Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Toyota inventa bengala robótica

Da New Scientist - 09/02/2012

Toyota inventa bengala robótica
O controle da bengala robótica fica na empunhadura, na forma de sensores de força que controlam o torque disponibilizado pelas rodas.
[Imagem: USPTO]

Estado de equilíbrio

A Toyota inventou uma bengala robótica que promete ajudar o usuário de forma ativa se ele começar a cair.

O aparelho, projetado em parceria com engenheiros do Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, também pode ser usado em fisioterapia, durante exercícios de reabilitação.

A bengala possui vários acelerômetros, que detectam seu "estado de equilíbrio" - em termos simples, ela "sabe" quando está de pé ou o quanto está inclinada.

Na extremidade que vai no chão, pequenas rodas de borracha com dois eixos giram em qualquer direção, acionadas por minúsculos motores elétricos - imagine as rodas de uma cadeira de escritório, com a diferença de que o giro no próprio eixo também é motorizado.

Bengala ativa

O controle da bengala robótica fica na empunhadura, na forma de sensores de força que controlam o torque disponibilizado pelas rodas - quanto mais força o usuário fizer, mais energia vai para os motores.

Se o usuário tender a cair, ele automaticamente apertará a manopla mais fortemente, o que fará as rodas girarem de forma lenta, mas com grande torque, tendendo a reequilibrar o usuário.

Qualquer que seja a direção da queda, os acelerômetros em múltiplos eixos detectarão a direção que as rodas devem ser movidas, com sorte mantendo o usuário de pé.

Como as bengalas robóticas deverão chamar muito a atenção - imagine andar de skate empurrado por uma bengala que "acredita" que você está caindo - a Toyota afirmou que os modelos deverão vir equipados com reconhecimento de digitais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos