Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Boletim

<u>A viagem de Colombo</u>

Agostinho Rosa - 07/02/2008


O ônibus espacial Atlantis está pronto para partir em direção à Estação Espacial Internacional, levando a bordo o laboratório europeu Columbus. Escolhemos o Columbus como nossa imagem da semana pela importância desse novo laboratório para as pesquisas espaciais. Ele vai se juntar ao Destiny, o laboratório espacial norte-americano que já faz parte da ISS desde 2001.

O potencial das pesquisas espaciais é hoje muito maior do que era na época do Skylab e da Mir. E não apenas porque os laboratórios espaciais estejam mais avançados, mas principalmente porque a ciência avançou muito aqui na superfície. A biologia e a ciência dos materiais, principalmente, terão muito a ganhar com as possibilidades de experimentos em microgravidade de longa duração e em larga escala.

Esta nova "viagem de Colombo" está inicialmente agendada para hoje às 17:45, no horário de Brasília, embora sejam grandes as chances de que o lançamento seja adiado devido ao mau tempo. Se você ainda não teve oportunidade de ver, vale a pena acompanhar o evento, que é transmitido ao vivo pela Nasa TV. O endereço é www.nasa.gov/ntv.

Chegue mais cedo e você poderá ver todo o processo de preparação dos astronautas no interior do ônibus espacial. E, se der, fique ligado depois do lançamento, porque o mais interessante é ver as filmagens das inúmeras câmeras fixadas nos pontos mais inusitados dos foguetes e do próprio ônibus espacial. Ver os foguetes laterais caindo no mar a partir das câmeras instaladas neles próprios é imperdível.

Bom divertimento.

Agostinho Rosa
Editor

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre: