Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2023

Bolha de galáxias recém-descoberta pode revolucionar a cosmologia
Impressão artística de uma bolha gigante de galáxias descoberta por uma equipe internacional de astrônomos.
[Imagem: Frédéric Durillon]

Bolha de galáxias

Uma equipe internacional, liderada por astrônomos da Universidade do Havaí, descobriu uma "bolha" gigante de galáxias, com um diâmetro de um bilhão de anos-luz.

Esta descoberta tem implicações significativas para o modo como a taxa de expansão do Universo é medida - um importante ponto de discórdia entre os cosmólogos.

O que torna essa bolha de galáxias ainda mais interessante é que ela está bem próxima, centrada a aproximadamente 820 milhões de anos-luz da nossa Via Láctea.

Os astrônomos batizaram a bolha de Ho'oleilana, em homenagem a um canto de criação havaiano que evoca a origem da estrutura.

"Essa bolha fenomenal é um fóssil da época do Big Bang, há 13 bilhões de anos, quando o Universo foi formado. Nem estávamos procurando por ela, mas a estrutura é tão grande que se espalhou pelas bordas do setor do céu que estávamos analisando. Ela supera muitas das maiores estruturas conhecidas, como a Grande Muralha de Sloan e o Superaglomerado de Boötes, que na verdade fazem parte desta bolha," disse Cullan Howlett, da Universidade de Queensland, na Austrália.

Bolha de galáxias recém-descoberta pode revolucionar a cosmologia
A descoberta é mais um elemento que força os cientistas a repensaram o famoso modelo do Big Bang.
[Imagem: R. Brent Tully et al. - 10.3847/1538-4357/aceaf3]

Oscilações Acústicas Bariônicas

Estruturas deste tipo são previstas pela teoria cosmológica convencional, como um padrão de rugas na distribuição da densidade do universo primitivo conhecido como Oscilações Acústicas Bariônicas (OACs, ou BAOs: Baryon Acoustic Oscillations).

As OACs fornecem uma forma independente de medir a taxa de expansão do Universo e como a taxa mudou ao longo da história cósmica. Mas esta é a primeira vez que os astrônomos identificaram com sucesso uma OAC individual.

"O bônus desta descoberta é que ela nos dá uma imagem mais clara da taxa de expansão do Universo," disse Howlett. "A nossa análise sugere que, como esta bolha é maior do que o esperado, o Universo expandiu-se mais do que o inicialmente previsto. As discrepâncias nas medições da taxa de expansão do Universo são provavelmente o maior problema na cosmologia neste momento, e isto acrescenta mais combustível a essa conversa."

Na verdade, esta discrepância, conhecida como tensão de Hubble, está forçando os astrônomos e astrofísicos a reimaginar toda a teoria cosmológica aceita pela comunidade científica, englobada no famoso modelo do Big Bang. "Estamos agora um passo mais perto de uma grande mudança no campo da cosmologia, onde todo o modelo do Universo pode precisar ser reavaliado," disse Howlett.

Os pesquisadores planejam usar dados da próxima geração de pesquisas de galáxias, inclusive do Instrumento Espectroscópico de Energia Escura (DESI), que começou recentemente a funcionar no Havaí e ainda está coletando dados, para estudar e confirmar mais detalhes sobre Ho'oleilana, as OACs em geral e a taxa de expansão do Universo.

Artigo: Ho'oleilana: An Individual Baryon Acoustic Oscillation?
Autores: R. Brent Tully, Cullan Howlett, Daniel Pomarède