Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2023

Buraco negro em disparada cria impressionante rastro de estrelas
Impressão artística da "cauda" do buraco negro em disparada, uma esteira de estrelas duas vezes maior que a Via Láctea.
[Imagem: NASA/ESA/Leah Hustak (STScI)]

Rastro de estrelas

O telescópio espacial Hubble flagrou um evento impressionante que parece ser um buraco negro chispando pelo espaço intergaláctico, deixando atrás de si um rastro de estrelas duas vezes maior que o diâmetro da Via Láctea.

Esse buraco negro supermassivo, pesando até 20 milhões de sóis, é provavelmente o resultado de um raro e bizarro jogo de bilhar galáctico entre três enormes buracos negros.

Em sua disparada, ele deixou para trás uma trilha de estrelas recém-nascidas de 200.000 anos-luz de comprimento, algo nunca antes visto.

Ou seja, em vez de cumprir o papel tradicionalmente atribuído aos buracos negros, de engolir as estrelas à sua frente como um Pac-Man cósmico, o buraco negro em disparada está mergulhando no gás à sua frente, aquecendo-o o suficiente para desencadear a formação de novas estrelas ao longo de um corredor estreito.

O buraco negro fica em uma extremidade da coluna, que se estende até sua galáxia-mãe. Há um nó notavelmente brilhante de oxigênio ionizado na ponta mais externa da coluna.

Buraco negro em disparada cria impressionante rastro de estrelas
Esta é a imagem real do fenômeno.
[Imagem: NASA/ESA/Pieter van Dokkum;Joseph DePasquale (STScI)]

Cauda do buraco negro

Os pesquisadores acreditam que o gás é aquecido conforme o buraco negro o atinge, ou pode ser a radiação de um disco de acreção ao redor do buraco negro, mas o processo ainda não é bem compreendido.

"Acreditamos estar vendo uma esteira atrás do buraco negro, onde o gás esfria e é capaz de formar estrelas. Então, estamos olhando para a formação de estrelas seguindo o buraco negro," disse Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, nos EUA. "O que estamos vendo é o resultado. Como a esteira atrás de um navio, estamos vendo a esteira atrás do buraco negro."

Há a possibilidade de que o buraco negro esteja puxando as estrelas depois de arrancá-las da galáxia original, mas a trilha deve ter muitas novas estrelas, já que representa quase metade do brilho da galáxia hospedeira à qual está ligada.

Artigo: A Candidate Runaway Supermassive Black Hole Identified by Shocks and Star Formation in its Wake