Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Buraco negro em disparada cria impressionante rastro de estrelas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2023

Buraco negro em disparada cria impressionante rastro de estrelas
Impressão artística da "cauda" do buraco negro em disparada, uma esteira de estrelas duas vezes maior que a Via Láctea.
[Imagem: NASA/ESA/Leah Hustak (STScI)]

Rastro de estrelas

O telescópio espacial Hubble flagrou um evento impressionante que parece ser um buraco negro chispando pelo espaço intergaláctico, deixando atrás de si um rastro de estrelas duas vezes maior que o diâmetro da Via Láctea.

Esse buraco negro supermassivo, pesando até 20 milhões de sóis, é provavelmente o resultado de um raro e bizarro jogo de bilhar galáctico entre três enormes buracos negros.

Em sua disparada, ele deixou para trás uma trilha de estrelas recém-nascidas de 200.000 anos-luz de comprimento, algo nunca antes visto.

Ou seja, em vez de cumprir o papel tradicionalmente atribuído aos buracos negros, de engolir as estrelas à sua frente como um Pac-Man cósmico, o buraco negro em disparada está mergulhando no gás à sua frente, aquecendo-o o suficiente para desencadear a formação de novas estrelas ao longo de um corredor estreito.

O buraco negro fica em uma extremidade da coluna, que se estende até sua galáxia-mãe. Há um nó notavelmente brilhante de oxigênio ionizado na ponta mais externa da coluna.

Buraco negro em disparada cria impressionante rastro de estrelas
Esta é a imagem real do fenômeno.
[Imagem: NASA/ESA/Pieter van Dokkum;Joseph DePasquale (STScI)]

Cauda do buraco negro

Os pesquisadores acreditam que o gás é aquecido conforme o buraco negro o atinge, ou pode ser a radiação de um disco de acreção ao redor do buraco negro, mas o processo ainda não é bem compreendido.

"Acreditamos estar vendo uma esteira atrás do buraco negro, onde o gás esfria e é capaz de formar estrelas. Então, estamos olhando para a formação de estrelas seguindo o buraco negro," disse Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, nos EUA. "O que estamos vendo é o resultado. Como a esteira atrás de um navio, estamos vendo a esteira atrás do buraco negro."

Há a possibilidade de que o buraco negro esteja puxando as estrelas depois de arrancá-las da galáxia original, mas a trilha deve ter muitas novas estrelas, já que representa quase metade do brilho da galáxia hospedeira à qual está ligada.

Bibliografia:

Artigo: A Candidate Runaway Supermassive Black Hole Identified by Shocks and Star Formation in its Wake
Autores: Pieter van Dokkum, Imad Pasha, Maria Luisa Buzzo, Stephanie LaMassa, Zili Shen, Michael A. Keim, Roberto Abraham, Charlie Conroy, Shany Danieli, Kaustav Mitra, Daisuke Nagai, Priyamvada Natarajan, Aaron J. Romanowsky, Grant Tremblay, C. Megan Urry, Frank C. van den Bosch
Revista: The Astrophysical Journal Letters
Vol.: 946, Number 2
DOI: 10.3847/2041-8213/acba86
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos