Espaço

Busca por sinais alienígenas vai focar no centro da Via Láctea

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2023

Busca por sinais alienígenas vai focar no centro da Via Láctea
Se no centro da galáxia há mais estrelas e planetas, então lá é um lugar privilegiado para procurar por sinais de inteligência.
[Imagem: Breakthrough Listen/Danielle Futselaar]

Olhar para a multidão

Vai começar um dos mais ambiciosos programas de busca por sinais de inteligências extraterrestres.

O projeto BLIPSS, sigla em inglês "Investigação de Escuta Inovadora para Sinais Espectrais Periódicos" irá focar suas antenas em direção à região central da Via Láctea, com sua densa congregação de estrelas e, muito provavelmente, exoplanetas habitáveis.

Se há civilizações alienígenas querendo se comunicar com outras civilizações em toda a Via Láctea, o núcleo da galáxia é um local privilegiado onde procurar porque o número de corpos celestes por lá aumenta muito a probabilidade da emissão de um sinal.

O projeto BLIPSS é uma colaboração entre a Universidade de Cornell, o Instituto SETI e a colaboração Breakthrough Listen, que já lidera uma busca por tecnoassinaturas.

Neste novo esforço, o foco serão sinais periódicos, ou padrões repetitivos, que podem ser a chave para desvendar os mistérios da inteligência extraterrestre em nossa galáxia.

"Até agora, a busca por sinais de inteligência extraterrestre na faixa de rádio dedicou seus esforços principalmente à busca de sinais contínuos," disse Vishal Gajjar, do Instituto SETI. "Nosso estudo lança luz sobre a notável eficiência energética de um trem de pulsos como meio de comunicação interestelar através de grandes distâncias. Notavelmente, este estudo marca o primeiro esforço abrangente para conduzir pesquisas aprofundadas para esses sinais."

Estreito e periódico

A equipe começou testando seu algoritmo de busca analisando sinais de pulsares conhecidos, detectando com sucesso as emissões periódicas esperadas. Posteriormente, eles voltaram sua atenção para um conjunto de dados de varreduras do centro galáctico capturados pela Breakthrough Listen no Telescópio Green Bank, nos EUA.

Ao contrário dos pulsares, que emitem sinais em uma ampla faixa de frequências de rádio, o BLIPSS restringiu sua busca a sinais repetidos em uma faixa de frequência mais estreita - cobrindo menos de um décimo da largura de uma estação de rádio FM.

Ou seja, esta técnica, desenvolvida por Akshay Suresh, agora coordenador do BLIPSS, combina larguras de banda estreitas com padrões periódicos, o que a equipe acredita ser a abordagem ideal para captar atividades tecnológicas deliberadas feitas por civilizações inteligentes.

"O BLIPSS mostra o potencial de um software de ponta como um multiplicador da ciência para a busca de sinais de inteligências extraterrestres," disse Suresh.

Artigo: A 4-8 GHz Galactic Center Search for Periodic Technosignatures