Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Carro a vapor bate recorde mundial que durava um século

BBC Brasil - 26/08/2009

Carro a vapor bate recorde mundial que durava um século

[Imagem: Inspiration Team]

Muita inspiração

Uma equipe de engenheiros britânicos quebrou o recorde mundial de velocidade de um veículo a vapor, reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O recorde, estabelecido há mais de cem anos, era o mais antigo de velocidade em terra oficialmente reconhecido que ainda permanecia válido.

O carro a vapor, batizado de Inspiration, atingiu uma velocidade média de 225,06 km/h na terça-feira no Deserto do Mojave, na Califórnia.

Com isso, superou a marca de 204 km/h estabelecida em 1906 pelo americano Fred Marriot, a bordo de um veículo a vapor batizado de "O Foguete".

Chaleira voadora

O Inspiration, carinhosamente chamado de "chaleira voadora," mede 7,6 m e pesa três toneladas. A máquina levou dez anos para ser fabricada, na cidade britânica de Lymington.

Segundo o piloto de testes Don Wales, o principal desafio da equipe foi desenvolver um sistema de aquecimento compacto e capaz de transformar, a cada minuto, 40 litros de água em vapor superaquecido a 400ºC, com uma pressão 40 vezes maior do que a pressão atmosférica.

Wales é descendente dos aventureiros britânicos Donald e Malcolm Campbell, que juntos bateram mais de 20 recordes de velocidade em solo e na água.

O recorde mundial de velocidade é reconhecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Indústria Química

Mais tópicos