Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Celular será enviado ao espaço para controlar nanossatélite

Com informações da BBC - 25/01/2011

Celular será enviado ao espaço para controlar nanossatélite
Esta é a aparelhagem eletrônica do satélite, junto à qual o celular escolhido será colocado.
[Imagem: SSTL]

A empresa Surrey Satellite Technology (SSTL), do Reino Unido, especializada no lançamento de satélites de pequeno porte, quer descobrir como um celular se comporta no espaço.

Para isso, o celular será colocado a bordo de um nanossatélite, em uma missão em que um dos objetivos será verificar se as funções mais sofisticadas do aparelho podem ser prejudicadas pelas condições inóspitas do espaço.

Android no espaço

O telefone que será lançado vai usar o sistema operacional Android, do Google. No entanto, ainda não se sabe qual o modelo de celular que irá para o espaço.

A empresa quer usar o celular para controlar o pequeno satélite, que tem 30 centímetros de comprimento, além de tirar fotos da Terra.

Celulares já foram levados por balões até altas altitudes, mas este deverá ser o primeiro a alcançar a órbita da Terra, atingindo o ambiente de microgravidade.

"Eles (smartphones modernos) vêm com processadores que podem chegar a 1 GHz e muito espaço de memória. Primeiramente, queremos ver se o telefone funciona lá e, se funcionar, queremos ver se o telefone pode controlar um satélite," disse Shaun Kenyon, gerente de projeto da SSTL.

A missão, chamada de STRAND-1 (Surrey Training Research and Nanosatellite Demonstration) foi planejada pela empresa em conjunto com pesquisadores da Universidade de Surrey.

Celular no espaço

O lançamento do celular é parte de um programa da SSTL para encontrar equipamentos eletrônicos mais baratos que possam ser usados para baixar o custo de seus satélites.

"Não vamos desmontar o celular, não vamos destruí-lo, não vamos tirar nenhum dos circuitos e soldá-los ao nosso satélite, vamos enviá-lo como ele está", disse Shaun Kenyon. "Na verdade, teremos outra câmera no satélite para que possamos tirar uma foto do telefone."

Mas o celular não ficará exposto ao espaço: devido às grandes variações de temperatura e à radiação encontrada no espaço, o aparelho ficará acomodado dentro do satélite, para proteção.

As fotos com a câmera do celular serão feitas através de um furo na carenagem do nanossatélite.

Passar o controle do satélite para o celular será a etapa seguinte, depois que as fotos já tiverem sido tiradas e transmitidas à central de controle.

"Estamos tentando usar ao máximo as capacidades do telefone," disse Doug Liddle, chefe de ciência da SSTL. "Idealmente, o telefone poderá assumir o controle."

Notebook no espaço

Durante a viagem, os cientistas querem que o celular assuma o controle de vários sistemas, como sistemas de navegação e de impulso do satélite.

Como o sistema do celular que será lançado é de fonte aberta, os cientistas poderão modificar e adaptar as funções do telefone.

"A natureza do programa usado, de fonte aberta, é muito animadora porque, no futuro, depois de fazermos o telefone funcionar em órbita, poderemos conseguir pessoas para desenvolver aplicativos para missões como esta," disse Doug Liddle.

"Se provarmos que um smartphone pode funcionar no espaço, disponibilizaremos novas tecnologias para uso no espaço para muitas pessoas e empresas, que geralmente não podem pagar por isso", disse Chris Bridges, da Universidade de Surrey.

A companhia SSTL é famosa por lançar satélites pequenos e já conseguiu reduzir os custos de seus sistemas ao incorporar componentes que foram originalmente desenvolvidos para o consumidores comuns, como os notebooks.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Satélites Artificiais
  • Software Livre
  • Exploração Espacial

Mais tópicos