Plantão

Luar e luz zodiacal criam cidade astronômica futurística

Com informações do ESO - 21/08/2013

Luar e luz zodiacal criam cidade astronômica futurística
A tênue banda de luz dourada brilhante por cima das nuvens é a luz zodiacal, um fenômeno raro.
[Imagem: Alan Fitzsimmons/ESO]

Futuro hoje

O que pode parecer uma cidade do futuro flutuando por cima das nuvens, saída de uma história de ficção científica, é, na realidade o observatório mais antigo do ESO, La Silla.

Esta fotografia foi tirada perto do telescópio de 3,6 metros, pouco depois do pôr do Sol. A Lua não aparece na imagem, mas o observatório está banhado pela luz do luar refletido nas nuvens mais abaixo, dando um aspecto surreal à cena.

A tênue banda de luz dourada brilhante por cima das nuvens é a luz zodiacal, causada pela luz solar refletida por partículas de poeira que se encontram entre o Sol e a Terra. Este fenômeno raro só pode ser visto logo após o pôr do Sol, ou logo antes antes do nascer do Sol, em épocas específicas do ano.

Podem ser vistos vários telescópios na fotografia. Por exemplo, a grande estrutura angular no final da estrada está o Telescópio de Nova Geração (NTT - New Generation Telescope), mais um brinde à conhecida falta de criatividade dos astrônomos europeus ao dar nome aos seus telescópios.

Quando ele era realmente de nova geração - ele foi inaugurado em 1989 - o telescópio incluía um número de características revolucionárias, entre elas o primeiro sistema completo de óptica ativa, assim como a revolucionária cobertura octogonal. Muitas das características do NTT foram mais tarde incorporadas no VLT (Very Large Telescope, ou Telescópio Muito Grande).

A cúpula em primeiro plano, logo à direita, é a do telescópio suíço Leonhard Euler de 1,2 metros.