Eletrônica

Circuitos eletrônicos esticam em nível molecular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2014

Circuitos eletrônicos de esticar em nível molecular
A introdução da aleatoriedade na estrutura molecular do polímero aumentou a sua elasticidade por um fator de dois, sem diminuir o desempenho eletrônico do material.
[Imagem: Darren Lipomi/UC San Diego]

Borracha eletrônica

Acabam de ser fabricados os primeiros circuitos eletrônicos que são flexíveis e elásticos em nível molecular.

Praticamente todos os circuitos eletrônicos flexíveis fabricados até agora envolvem o uso de fios muito finos dispostos em formato de bobina, o que permite que eles sejam dobrados e esticados sem se quebrar.

Suchol Savagatrup e seus colegas da Universidade da Califórnia em San Diego quiseram ir mais fundo, e fabricaram a primeira plataforma eletrônica que é "molecularmente esticável".

"Nós estamos desenvolvendo as regras de projeto para uma nova geração de eletrônicos de plástico - ou melhor, de borracha - para aplicações em energia, dispositivos biomédicos, aparelhos de vestir e dispositivos conformáveis," disse o professor Darren Lipomi, coordenador da equipe.

"Estamos usando essas regras e fazendo química úmida no laboratório para fabricar novos materiais de borracha semicondutora," completou Lipomi.

Eletrônica de borracha

Embora dispositivos eletrônicos flexíveis, principalmente as telas, estejam começando a ser comercializados, circuitos eletrônicos de esticar ainda estão dando seus primeiros passos.

A mesma equipe já havia descoberto antes - e isto foi incorporado neste novo material - que um pouco de aleatoriedade no arranjo das moléculas dos polímeros é essencial para garantir as propriedades eletroeletrônicas.

Os polímeros são parcialmente cristalinos, o que lhes dá boas propriedades elétricas, mas também faz com que o material seja duro e quebradiço.

A introdução da aleatoriedade na estrutura molecular do polímero aumentou a sua elasticidade por um fator de dois, sem diminuir o desempenho eletrônico da borracha semicondutora.

O trabalho de Savagatrup consistiu no desenvolvimento de polímeros com cadeias de sete átomos de carbono, que apresentaram o melhor equilíbrio entre a funcionalidade e a capacidade de esticamento.

"Esse equilíbrio é a chave para a fabricação de dispositivos flexíveis, elásticos, dobráveis e à prova de fraturas," disse ele.

Artigo: Molecularly Stretchable Electronics