Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Como fazer um Projeto de Inovação Tecnológica?

Agência Fapesp - 22/06/2009

Como fazer um Projeto de Inovação Tecnológica?
Livro Projetos de Inovação Tecnológica, disponível na internet, apresenta técnicas para orientar empreendedores na elaboração de projetos de inovação
[Imagem: Reprodução]

Apresentar técnicas de planejamento, avaliação e tomada de decisões para orientar empreendedores e empresas na elaboração de projetos de inovação tecnológica é o objetivo do livro Projetos de Inovação Tecnológica, que está disponível para download gratuito no formato pdf.

Ferramentas para inovação tecnológica

Organizada por Joel Weisz, diretor da Sociedade Pró-Inovação Tecnológica e especialista em política e gestão de inovação tecnológica, a obra descreve ferramentas importantes para a execução de projetos de inovação tecnológica por empresas e institutos de ensino e pesquisa, de modo a contemplar todos os fatores envolvidos no desenvolvimento de projetos de inovação.

A partir de um projeto fictício de desenvolvimento de novos processos de produção de etanol de segunda geração com o bagaço da cana-de-açúcar, o autor descreve de forma didática as etapas de formulação e planejamento.

O livro detalha desde a análise precisa dos riscos, passando pela formulação do cronograma e estudo de viabilidade do projeto até a identificação de recursos necessários e fontes de financiamento disponíveis no mercado.

Gastar até o valor da inovação

Uma das maiores dificuldades na formulação desse tipo de projeto, segundo o autor, é saber o valor da tecnologia para não gastar mais do que a inovação vale, uma vez que os investimentos envolvidos terão resultados futuros e, por conta disso, é preciso saber avaliar como a tecnologia em questão se portará a médio prazo.

Outro problema comum no desenvolvimento tecnológico, segundo Weisz, são projetos que deixam de receber financiamento de diferentes órgãos de fomento por estarem mal elaborados. Por outro lado, projetos muitas vezes inviáveis podem se tornar atraentes por terem sido bem redigidos.

O livro, que está disponível no site www.iel.org.br, foi lançado pela Sociedade Pró-Inovação Tecnológica (Protec) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos