Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Comunicação espacial a laser está pronta para lançamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2013

Comunicação espacial a laser está pronta para lançamento
O feixe de raio laser de pouco mais de um milímetro deve acertar as estações de recepção a uma distância de cerca de 385.000 km - da órbita da Lua até a superfície da Terra.
[Imagem: NASA]

Comunicação espacial a laser

Ao comentar o início do desenvolvimento da missão para capturar um asteroide, o diretor da NASA, Charles Bolden, afirmou que uma das tecnologias essenciais para o sucesso do projeto é a comunicação a laser no espaço.

Essa necessidade pode ser vista por um exemplo simples: para enviar uma imagem para a Terra, usando seus links de rádio, a sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), que está em órbita de Marte, leva nada menos do que 90 minutos.

Com um sistema a laser, com capacidade de 500 Mbps, essa mesma foto chegaria à Terra em cerca de 1 minuto.

O problema é ainda maior em missões que precisam ser acompanhadas em tempo real - como no caso de uma sonda robótica tentando laçar ou fazer mineração em um asteroide -, quando não dá para ficar esperando horas para que um comando vá até a nave e seu resultado volte ao centro de comando.

E a NASA parece estar realmente levando o assunto a sério.

No início deste ano, a agência enviou uma foto da Mona Lisa para a Lua, durante os primeiros testes práticos da comunicação a laser espacial.

Agora, a agência anunciou que está pronto o primeiro sistema de comunicação a laser em escala real e com capacidade para troca de dados em alta velocidade.

Comunicação espacial a laser está pronta para lançamento
O LLCD - Lunar Laser Communication Demonstration, ou demonstrador de comunicação a laser lunar, já está pronto para ir para a Lua, a bordo da sonda espacial LADEE (direita).
[Imagem: ]

Mira espacial

O intercomunicador espacial a laser chama-se LLCD - Lunar Laser Communication Demonstration, ou demonstrador de comunicação a laser lunar, em tradução livre.

O dispositivo já está integrado na sonda espacial LADEE - Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer, explorador da atmosfera e da poeira ambiental da Lua, em tradução livre.

Usando a banda S de radiocomunicação, normalmente usada no espaço, a sonda LADEE levaria 639 horas para transmitir o equivalente a um filme HD - usando seu instrumento LLCD, ela poderá fazer o mesmo em menos de 8 minutos.

"Esta é a primeira vez que a NASA fez um sistema de comunicação a laser passar por todos os testes e ser certificado para voo," comemorou Donald Cornwell, gerente da missão.

A precisão do LLCD pode ser avaliada quando se leva em conta que seu feixe de raio laser de pouco mais de um milímetro deve acertar as estações de recepção a uma distância de cerca de 385.000 km - da órbita da Lua até a superfície da Terra.

O aparelho LLCD será utilizado também em outra etapa importante para o uso comercial da comunicação espacial a laser, que ocorrerá a partir de 2017 com o lançamento do satélite LCRD - Laser Communication Relay Demonstration, demonstrador de comunicações a laser, em tradução livre.

O LCRD vai testar a comunicação a laser para a troca de dados com satélites de comunicação geoestacionários, utilizados em todas as telecomunicações terrestres, abrindo caminho para um aumento sem precedentes na largura de banda e na velocidade das comunicações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Raios Laser
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos