Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Concreto sem água permitirá construções na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/02/2005

Concreto sem água permitirá construções na Lua
Amostras de concreto sem água, que utiliza enxofre como ligante e que poderá ser usado para a construção de obras de engenharia na Lua.
[Imagem: Grugel/Toutanji]

O Dr. Houssam Toutanji e seu colega Richard Grugel, professores da Universidade do Alabama nos Estados Unidos, publicaram um artigo demonstrando um conceito que visa criar estruturas de concreto na superfície da Lua sem a utilização de água.

Concreto sem água

O concreto tradicional usa um ligante - cimento e água - misturado com agregados - areia e pedras. Embora se acredite que exista água nos pólos da Lua, o recurso poderá ser valioso demais devido à sua necessidade para uso pelos próprios astronautas, não sendo viável sua utilização para a construção de estruturas de obras civis.

Os pesquisadores propõem a utilização de um novo tipo de concreto sem água, construído a partir do solo lunar - uma poeira fina chamada regolito - e utilizando o enxofre como elemento ligante.

Concreto espacial mais forte

Pesquisas feitas a bordo do ônibus espacial Endeavour mostraram que a fabricação de concreto em ambiente de microgravidade produz um concreto ainda mais forte do que na Terra, devido à formação de uma menor quantidade de bolhas internas.

Segundo o cálculo dos pesquisadores, o concreto lunar sem água será 45% mais resistente que o concreto normal terrestre.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Construção Civil
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos