Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Couro biossintético feito de fungos próximo da produção industrial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2021

Couro biossintético feito de fungos próximo da produção industrial
O biocouro de fungos já está sendo fabricado em escala piloto.
[Imagem: VTT]

Couro feito de fungos

O couro sintético é um pouquinho melhor, mas, assim como a indústria do couro natural que ele veio substituir, sua produção também tem um largo impacto ambiental devido a processos intensivos em recursos e ao uso de substâncias químicas agressivas.

É por isso que pesquisadores do Centro de Pesquisas Técnicas da Finlândia estão procurando alternativas também para o couro sintético.

No ano passado, eles desenvolveram uma rota promissora produzindo um couro à base de fungos.

Agora, eles conseguiram escalonar o processo para uma produtividade mais próxima da escala industrial, produzindo amostras nas dimensões de vários metros e demonstrando que sua técnica pode ser usada no esquema rolo-a-rolo presente na indústria.

"O material tem aparência de couro e pode ser tão forte quanto o couro animal. Ele também oferece a possibilidade de ser colorido e padronizado, e não precisa de nenhum suporte ou material de sustentação," contou o professor Géza Szilvay.

Couro biossintético feito de fungos próximo da produção industrial
Amostras do couro de fungos ainda sem acabamento.
[Imagem: VTT]

Produção do micélio

O couro sintético é produzido a partir do micélio, aquele emaranhado de minúsculos filamentos, chamados hifas, responsáveis por capturar os nutrientes que o fungo necessita para sobreviver.

Aumentar o volume de produção do micélio com os métodos atuais vinha sendo difícil porque o micélio é cultivado de forma bidimensional, ou plana, o que limita o tamanho das fibras e, por decorrência, do material final que se consegue produzir.

A técnica desenvolvida pela equipe permite cultivar o micélio em grandes recipientes chamados biorreatores, onde o fungo pode crescer em 3D. Outros benefícios dessa técnica são que a fermentação líquida em biorreatores é facilmente escalonável para escalas comerciais e uma tecnologia de fermentação semelhante já é amplamente usada nas indústrias alimentícia, química e farmacêutica.

Dispondo dessa matéria-prima de maiores dimensões, a equipe já construiu uma planta-piloto na Universidade, onde o couro biossintético está sendo produzido em dimensões de dezenas de metros. E os produtos resultantes já estão sendo usados para testar a nova alternativa ao couro em bolsas, calçados e acessórios.

Esses testes serão importantes para avaliar a resistência do couro de fungos ao desgaste pelo uso normal de peças de vestuário, o que é necessário para sua adoção industrial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Compósitos
  • Indústria Química
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos