Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Descoberta nova forma de gerar cores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/11/2020

Descoberta nova forma de gerar cores
Neste caso especial, a cor depende da direção de onde vem a luz que ilumina o objeto.
[Imagem: Eser Metin Akinoglu et al. - 10.1002/adom.202001307]

Novo tipo de cor

A maioria dos materiais ao nosso redor tem uma determinada cor porque cada um absorve apenas parte do espectro solar. Por exemplo, as folhas de uma árvore nos parecem verdes porque absorvem a luz vermelha e a azul.

Alguns objetos, por sua vez, incluindo animais, criam cores de uma maneira diferente, baseando-se não em sua composição química, mas em variações na sua forma - são as chamadas cores estruturais.

As cores estruturais geralmente são criadas por difração, que acontece quando os raios de luz interferem uns nos outros conforme refletem nas superfícies. Os arco-íris e as manchas de óleo coloridas sobre a água são exemplos de cores estruturais, e o efeito também é responsável pelos incríveis tons vívidos das penas do pavão e das asas das borboletas.

Agora, cientistas australianos descobriram um mecanismo inesperado para gerar cores que ninguém havia percebido antes.

Para criar o efeito, Eser Akinoglu e seus colegas juntaram uma película muito fina de nitreto de silício a outra película um pouco maior de alumínio metálico. O campo elétrico - uma força criada pela atração e repulsão das cargas elétricas dos átomos - é muito forte onde os dois materiais se tocam.

Quando esse sanduíche inusitado foi iluminado, a interação de diferentes ondas de luz - chamada interferência óptica - na superfície do material criou cores brilhantes que não podem ser explicadas pela química (composição do material) e nem pela física (no sentido da estrutura física do material). Basta mudar as condições de iluminação para que a cor do material mude.

Isso amplia nossa compreensão do comportamento e das propriedades da luz e também pode ter aplicações práticas em tecnologias de detecção (sensores) e em dispositivos de segurança, diz a equipe.

Descoberta nova forma de gerar cores
A cor que você verá (ou não) depende da direção da iluminação, sendo gerada pelas conexões atômicas entre os dois materiais.
[Imagem: Jasmine Lynch]

Cor direcional

Sob luz normal, o material funciona como um espelho, refletindo quase toda a luz visível. Mas quando ele é iluminado por apenas um feixe direcional de luz, o material assume cores vivas e iridescentes.

"Se você usar uma lanterna para iluminar a amostra em uma sala escura, o feixe de luz refletido se afastará de você para o outro lado da sala. A luz refletida nunca atinge seus olhos, apenas a luz dispersa pode atingir seus olhos.

"Quando a luz da sala está ligada, a luz vem de todos os lugares até a amostra e, portanto, você sempre verá a luz refletida viajando até seus olhos.

"O efeito é uma curiosidade completamente desconhecida que resulta em vermos cores. É algo fundamentalmente diferente," disse Akinoglu.

Bibliografia:

Artigo: Concealed Structural Colors Uncovered by Light Scattering
Autores: Eser Metin Akinoglu, Jingchao Song, Calum Kinnear, Yafei Xue, Heyou Zhang, Ann Roberts, Jürgen Köhler, Paul Mulvaney
Revista: Advanced Optical Materials
DOI: 10.1002/adom.202001307
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Telas e Monitores
  • Fotônica
  • Holografia

Mais tópicos