Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Misture duas digitais para proteger seus dados

Com informações da New Scientist - 03/01/2012

Misture duas digitais para proteger seus dados
A técnica também pode ser usada para combinar as impressões digitais de dois indivíduos, permitindo-lhes trabalhar em sistemas que exijam a autenticação por mais de uma pessoa.
[Imagem: Arun Ross]

Dedo roubado

Ter sua senha hackeada dá uma trabalheira, mas não é o fim do mundo - afinal, você pode simplesmente definir uma nova senha.

Mas esse não é bem o caso com a autenticação pela impressão digital: se alguém copiar sua digital, você está lascado.

Agora, uma técnica para misturar duas impressões digitais, para criar uma terceira, pode representar uma solução para esse risco.

Digital mista

O software funciona dividindo uma impressão digital em dois componentes.

O primeiro corresponde ao padrão geral de saliências da digital, e o segundo descreve as minúcias da impressão digital - os traços distintivos usados para comparar impressões, como o ponto em que duas cristas se fundem.

Combinando um componente de cada digital cria uma nova digital única, que pode ser usada para autenticação - e nunca ser copiada.

"Isso é benéfico do ponto de vista da privacidade," diz Arun Ross, cientista da computação da Universidade Oeste da Virgínia, nos Estados Unidos, que desenvolveu a técnica com seu colega Asem Othman. "As imagens de impressões digitais originais não são armazenadas, apenas a impressão digital mista é armazenada e usada para checagem."

Função hash

Alguns sistemas de autenticação existentes armazenam as impressões digitais utilizando uma função hash, um tipo de criptografia não reversível, a partir do qual as impressões digitais originais não podem ser recuperadas.

Se esses sistemas tiverem sua segurança comprometida, o proprietário pode simplesmente usar um novo hash para restabelecer a segurança.

A técnica de Ross e Othman significaria que usuários também teriam a possibilidade de mudar suas impressões digitais armazenadas - trocando os dedos -, dando-lhes total controle sobre seus dados.

A técnica também pode ser usada para combinar as impressões digitais de dois indivíduos, permitindo-lhes trabalhar em sistemas que exijam a autenticação por mais de uma pessoa.

Ross apresentou sua pesquisa no workshop sobre Informação e Segurança Forense, em Foz do Iguaçu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Criptografia

Mais tópicos