Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Enfrentamento da crise financeira exige inovações tecnológicas, diz secretário

Alana Gandra - Agência Brasil - 29/06/2009


Saída da crise está na inovação

A inovação tecnológica deve ser a ferramenta dos países ibero-americanos para enfrentar a crise financeira internacional. A opinião é do uruguaio Enrique Iglesias, titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), um órgão permanente de apoio institucional à Conferência Ibero-Americana, constituída de países de língua espanhola e portuguesa da América e da Europa.

Iglesias destacou que a inovação tecnológica tem sido sempre um instrumento da modernização e da competitividade no mundo e, não apenas na área econômica, mas também nas áreas social e institucional.

"Agora, nós temos uma crise muito séria e nós vamos chegar a um ponto que não vai ser aquele de onde partiu a crise. É outra sociedade, é outra economia. Nesse contexto, temos grandes riscos, mas também grandes oportunidades", observou.

Oportunidades geradas pela crise

Segundo ele, a posição ocupada pela América Latina no mundo atualmente faz com que a região se aproprie das oportunidades geradas pela crise. "Graças à entrada da Ásia na demanda de alimentos, energéticos e metais, que oferece grande oportunidade aos países produtores". Ele acrescentou que os países devem ampliar de forma radical sua produtividade e competitividade para usufruir ao máximo das oportunidades.

"E isso tem que ser feito a partir da inovação. A inovação é o instrumento que pode nos colocar na globalização de um novo estilo com pé firme e maior competitividade. Por isso, eu acho que, hoje, a inovação é o instrumento de resposta à crise."

Inovação nas empresas

Para o secretário, as políticas públicas devem estimular a inovação entre as empresas e essa responsabilidade deve ser compartilhada entre o setor público e a iniciativa privada. "É outro desafio, em que nós temos também que inovar. Temos que aprender a trabalhar juntos, os dois setores, de forma mais eficiente do que foi até agora. Portanto, a cooperação público-privada nessa área é fundamental", disse Iglesias.

Ele lembrou que os países que mais avançaram no campo da inovação foram justamente aqueles que fizeram uma boa coordenação de esforços. No Brasil, no Chile e no México, isso já está acontecendo de forma clara, segundo Iglesias. Ele sugeriu que o modelo que tem sido tão bem-sucedido nos países asiáticos, como a Coreia e a China, tem que ser reproduzido na América Latina.

Acordar a consciência crítica

O incentivo à inovação no setor privado é tema de seminário que a Segib realiza a partir de hoje (29) na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. O evento é preparatório à 19ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá em novembro próximo, em Portugal.

"Estamos querendo acordar um pouco a consciência crítica no mundo inteiro e na América Latina para a necessidade da inovação. Sempre foi assim. Mas hoje, com a crise, isso é muito mais urgente".

Na avaliação de Iglesias, os países deveriam identificar áreas-chave para aplicar esforços redobrados de inovação. No caso do Brasil, em especial, citou as áreas agrícola, de pesquisa petrolífera na plataforma marítima, automotiva e aérea. "Eu diria que se vai identificando, por força do mercado, quais as áreas sobre as quais se convém fazer um esforço mais significativo."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos

Mais tópicos