Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Estrela enigmática pode apenas... estar nascendo

Com informações da ESA - 01/09/2016

Estrela enigmática pode apenas... estar nascendo

[Imagem: ESA/Herschel/PACS/Hi-GAL Project/KU Leuven]

Estrela sem idade

No centro desta imagem, capturada pelo telescópio espacial Herschel, da ESA, está um objeto cósmico verdadeiramente peculiar: uma estrela, chamada IRAS 19312+1950.

Localizada a mais de 12.000 anos-luz de nós, esta estrela tem sido um enigma para os astrônomos desde sua descoberta por mostrar sinais conflitantes que indicam, ao mesmo tempo, que ela pode ser extremamente velha e extremamente nova.

Os observatórios detectaram sinais de emissão normalmente associados com estrelas velhas do tipo tardio: masers de óxido de sílica e hidroxilas - o equivalente a micro-ondas de um laser de luz visível.

Mas detectaram também características observadas em estrelas do tipo mais jovem, como uma nuvem envolvente rica em compostos químicos geralmente observados em torno de estrelas jovens e em regiões de formação de estrelas.

Embrião de estrela

Novas observações em infravermelho do Herschel e do telescópio espacial Spitzer, da NASA, sugerem agora que parece não ser nem exatamente uma coisa e nem outra, mas sim uma estrela em formação - não uma estrela de pleno direito, seja jovem ou antiga. Em outras palavras, é uma protoestrela.

Embora exiba características atípicas dos seus pares, os astrônomos acreditam que seja um embrião estelar que se aproxima do fim da sua fase de "acumulação", o período em que uma estrela nascente se alimenta de material circundante para fomentar o seu crescimento. Apesar de a região não ter sido apontada antes como um berçário estelar, existem sinais de estrelas recém-formadas e juvenis nas proximidades que dão suporte a esta hipótese.

O corpo celeste inusitado tem cerca de 10 vezes a massa do Sol e emite cerca de 20.000 vezes mais energia. Ela parece ser rica em oxigênio, e tem jatos de gás saindo dos dois polos a velocidades de pelo menos 90 km/s.

Além disso, ela está rodeada e obscurecida por uma nuvem de gás em colapso, poeira e gelo - incluindo grandes quantidades de gelo de água e dióxido de carbono - que contêm uma massa total equivalente a algo entre 500 e 700 sóis.

Bibliografia:

Artigo: On the nature of the enigmatic object IRAS 19312+1950: A rare phase of massive star formation?
Autores: M. A. Cordiner, A. C. A. Boogert, S. B. Charnley, K. Justtanont, N. L. J. Cox, R. G. Smith, A. G. G. M. Tielens, E. S. Wirström, S. N. Milam, J. V. Keane
Revista: Astrophysical Journal
Link: http://arxiv.org/abs/1607.00432
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos