Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Suécia patrocina evento para discutir inovação no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/05/2012


Experiência de inovação

De 28 de maio a 1º de junho, acontecerá no Rio de Janeiro a Semana da Inovação Brasil-Suécia: Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.

Origem de criações como telefone celular e marca-passos, o país pretende agora mostrar como se tornou um dos mais inovadores do mundo.

O evento, patrocinado pelo governo da Suécia, será aberto com a Conferência Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, onde serão abordados temas como tecnologias limpas, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e ciências da vida.

O foco será a discussão do papel conjunto do estado, da indústria e da academia para criar um ambiente que incentive a inovação tecnológica.

Participarão membros da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Agência de Inovação Sueca (Vinnova).

Corrida da Inovação

Outra atração será a competição Innovation Race, na qual mestrandos e candidatos a doutorado de universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, de diferentes experiências acadêmicas, terão 72 horas para desenvolver processos, serviços e protótipos de produtos.

A "competição contra o tempo" foi criada para demonstrar que, em condições adequadas, é possível gerar, em tempo recorde, inovações prontas para o mercado.

Os protótipos serão expostos no final do evento e estarão disponíveis para visitação pública durante o mês de junho no Planetário da Gávea.

No Centro Cultural Banco do Brasil, também no Rio de Janeiro, o Instituto Sueco apresentará uma exposição em formato interativo, reunindo dez estandes cilíndricos, em que cada um apresenta dois problemas e duas soluções nas áreas de tecnologia limpa, tecnologias da informação e da comunicação e ciências da vida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Inovação nas Empresas
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos