Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nova fábrica da Toyota no Brasil quer produzir 400 mil veículos

Marli Moreira - Agência Brasil - 19/07/2010


Fábrica da Toyota no Brasil

O estado de São Paulo terá uma oferta de 1,5 mil empregos diretos a mais a partir do segundo semestre de 2012, quando deverá estar pronta a nova unidade da montadora japonesa Toyota.

Os dirigentes da empresa reuniram-se com o governador de São Paulo, Alberto Goldman, e disseram que a meta é produzir 400 mil veículos por ano.

A nova fábrica será construída, em Sorocaba, a cerca de 90 quilômetros da capital paulista. A instalação da unidade, empreendimento orçado em US$ 600 milhões, envolverá a criação de outras empresas como a de peças, gerando empregos indiretos.

A produção inicial da nova fábrica será de 70 mil unidades, praticamente a metade do que havia sido cogitado, há dois anos, no momento da assinatura de protocolo de intenções com o governo paulista.

Na época, o projeto foi adiado devido à crise financeira internacional, deflagrada no final de 2008.

"Mas a previsão que eles têm para os próximos anos é de 400 mil veículos. Claro que isso vai depender da reação da economia. De qualquer forma já é um grande investimento," avaliou Goldman.

Obras de infraestrutura

Segundo o governador, tanto o governo estadual como a prefeitura vão fazer obras de infraestrutura para viabilizar o empreendimento, tais como a melhoria das vias de escoamento na Rodovia Castello Branco, de oferta de energia elétrica e da rede de água e esgoto.

Para Goldman, a nova fábrica deve impulsionar a economia regional e trazer efeitos benéficos também em nível nacional. "Haverá mais emprego, produção e riqueza", disse.

O governador deu destaque, ainda, para a possibilidade do aumento da arrecadação de impostos quando a fábrica estiver em operação. As obras devem começar em setembro. Por enquanto, estão sendo feitos os serviços de terraplanagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Construção Civil
  • Motores

Mais tópicos