Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Háptica Surround garante calafrios na espinha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/09/2011

Háptica Surround garante calafrios na espinha
A chave para o controle das vibrações está em no algoritmo que controla o funcionamento dos atuadores vibratórios para criar "atuadores virtuais".
[Imagem: CMU]

Háptica vibrante

O nome da nova tecnologia é háptica surround.

Muito além de qualquer console comercial, o conceito usa fenômenos conhecidos como sensações fantasmas e ilusões táteis para literalmente enviar calafrios pela sua espinha.

A háptica surround permite que jogadores de videogames, ou meros espectadores de um filme, sintam uma grande variedade de sensações, que vão da leveza do toque de um dedo até o impacto da colisão de um carro - sem risco de ferimentos.

Desenvolvido em conjunto por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e da Disney Research, o primeiro protótipo foi demonstrado durante a SIGGRAPH 2011, realizada no Canadá, incorporada a um jogo de corrida de carros.

Além das cadeiras

Os jogadores sentam-se em uma cadeira repleta de pequenos atuadores vibratórios que permitem que o usuário sinta a aceleração e a frenagem, as imperfeições do terreno, os objetos sendo atirados contra o carro, as derrapagens e até um tranco quando o carro bate.

Seus criadores afirmam que a tecnologia pode ir além das cadeiras.

"Embora somente tenhamos implementado a háptica surround em uma cadeira para jogos até agora, a tecnologia pode facilmente ser incorporada em roupas, luvas, equipamentos esportivos e dispositivos portáteis," garante Ivan Poupyrev, que inventou a tecnologia juntamente com seu colega Ali Israr.

Atuadores virtuais

A chave para o controle das vibrações está no algoritmo que controla o funcionamento dos atuadores vibratórios para criar "atuadores virtuais" dentro de uma matriz de equipamentos reais.

Um atuador virtual pode ser criado entre quaisquer dois atuadores físicos: o usuário tem a ilusão de sentir apenas o atuador virtual.

Dessa forma, os usuários não sentem uma tremedeira geral ou o "tuc-tuc" típico dos equipamentos hápticos, mas movimentos contínuos e discretos, permitindo uma "resolução" suficiente para simular o toque de um dedo.

Os atuadores virtuais representam uma abordagem inovadora para a implementação das chamadas sensações fantasmas, um fenômeno conhecido há mais de 50 anos, mas cujo controle mecânico preciso ainda não é bem compreendido.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Robôs
  • Simuladores
  • Biomecatrônica

Mais tópicos