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Helicóptero Engenhosidade completa 50º voo em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2023


Recorde espacial

O helicóptero Engenhosidade (Ingenuity) realizou seu voo de número 50 em Marte, uma marca que representa 10 vezes o objetivo inicial desse teste histórico de um voo aerodinâmico em outro planeta.

A primeira aeronave feita pelo homem a voar em outro planeta atingiu a marca em 13 de abril, viajando 322,2 metros em cerca de 2,5 minutos (145,7 segundos). O helicóptero também alcançou um novo recorde de altitude de 18 metros, antes de pousar perto da Cratera Belva, uma formação com 800 metros de largura.

O Engenhosidade pousou no Planeta Vermelho em fevereiro de 2021 acoplado à barriga do robô Perseverança, e seu primeiro voo ocorreu em 19 de abril de 2021.

Projetado como uma tecnologia de demonstração, que voaria não mais do que cinco vezes, o helicóptero pretendia provar que o voo motorizado e controlado em outro planeta era possível. Mas o Engenhosidade superou as expectativas e passou a ser uma demonstração de operações.

Cada vez que o helicóptero de Marte voa, ele cobre um novo terreno e oferece uma perspectiva que nenhuma missão planetária anterior poderia alcançar. As imagens que ele faz não apenas demonstraram como aeronaves podem servir como batedores avançados para futuras expedições planetárias, como também já estão sendo úteis para a equipe do Perseverança.

Ao testar os limites do helicóptero, os engenheiros estão reunindo dados de voo que podem ser usados pelas equipes que trabalham em projetos para possíveis futuros helicópteros de Marte. Isso inclui agora um projeto chamado Helicópteros de Recuperação de Amostras, proposto para a campanha que pretende trazer de volta à Terra as amostras de Marte que estão sendo coletadas e lançadas ao solo pelo próprio Perseverança.

Dormir e acordar todos os dias

Embora já tenham diminuído o frio do inverno marciano e os eventos regionais de poeira, que podem impedir que os raios do Sol atinjam o painel solar do helicóptero, o Engenhosidade continua a se desligar à noite.

Como resultado, a estação base do helicóptero no rover precisa procurar o sinal do helicóptero todas as manhãs no horário previsto para que ele acorde. E, conforme a missão avança, quando o helicóptero voa, ele agora deve navegar em um terreno acidentado e relativamente desconhecido, pousando em locais nem sempre totalmente mapeados, o que representa novos riscos.

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